Fazendo do fim um recomeço

18/01/2012

Ela estava sentada no sofá de sempre, preparando mais um sapatinho de tricô.

- Você está com uma carinha triste... - disse, concentrada nos pontos que fazia.

Olhei para a televisão. Um vídeo musical expressava o amor entre duas pessoas que corriam felizes pela praia. Repudiava-me olhar aquela cena, mas, ao mesmo tempo, eu sabia que eu adoraria poder voltar a vivenciá-la. O difícil não era saber disso: era aceitar isso. Era como faquinhas perfurando meu corpo... a sensação de que elas entravam pela minha pele e encontravam um imenso vazio me deixava desiludido.

- Estou com raiva, vó. Mais uma vez ela conseguiu acabar com o meu dia.

Com feição de quem já estava acostumada com aquela mesma história, perguntou:

- O que houve dessa vez?

"Dessa vez"... Isso me doía tanto. Sabe, ouvir essa expressão era como se toda a situação ruim que me consumia tivesse se tornado rotineira. E eu também não queria aceitar isso.

- Ela odeia quando saio com meus amigos e, de repente, soube que ela saiu com uma amiga ontem.

Minha vó parou o que estava fazendo. Parecia estranho, um tanto infantil, desabafar com ela. Mas era bom ter uma psicóloga tão paciente ao meu lado, já que atirar tudo o que eu sinto pra cima dos meus poucos amigos era pedir demais deles.

- Vocês estão juntos, querido? - perguntou, incrédula.

- Claro que não, né. Olha a merda... desculpe... olha a desgraça que ela fez! Ela faz essas coisas de propósito, vó. Parece que gosta de me ver triste... parece que pede para que eu retribua da mesma forma! A vontade que me dá é de sair por aí pegando... digo, ficando com todas as garotas da cidade.

Ela deu um leve riso.

- Que graça tem isso? - perguntei, bravo.

- Não me entra na cabeça saber que vocês terminaram uma relação por um motivo tão sem cabimento.

- Sem cabimento?? - questionei - Como assim "sem cabimento", vó? Você aguentaria alguém pirraçando contigo durante meses dessa maneira? Ela fez tudo de propósito! Ainda tem a coragem de repetir que me ama todas as vezes em que nos vemos!

Minha vó respirou fundo e olhou para mim como se já soubesse o final da história. Isso me aborrecia um pouco... é estranho, mas quando eu estou passando por situações como essas em minha vida, prefiro ouvidos à bocas... e de preferência algum consolo e compreensão.

- Querido, a compreensão que você quer que eu tenha contigo não é a que eu posso te oferecer. Isso porque eu sou uma pessoa que te ama. Se eu não gostasse de você e não me importasse com o que você sente, eu não pararia o que estou fazendo pra conversar com você. Posso não ser a pessoa mais perfeita do mundo (até porque ela não existe) pra te ouvir nesse momento, mas eu me importo com tudo isso e quero tentar ajudar de alguma forma.

Confesso que me assustei com a maneira que ela me dirigiu aquelas palavras. Ela dizia tudo muito tranquilamente, mas eram coisas que me atingiam de uma maneira única. E não terminou por aí.

- Você sabe que eu não consigo me expressar tão bem, até porque já tenho uma idade avançada e meu raciocínio já não é tão vivo quanto antigamente. Mas eu vou tentar... por mais que você saia daqui bravo comigo, com aquela sensaçãozinha de "acho que deixei ela triste, mas é bom porque dessa forma não serei o único". Você quer continuar essa conversa?

Ainda assustado, prossegui:

- Tudo bem... pode falar. - respondi, mesmo que tal resposta não expressasse tudo o que eu estava sentindo após aquele baque.

- Você é apaixonado por essa garota, querido. Não deixe o tempo passar e te afastar dela por coisas tão pequenas. Vocês são jovens... não têm a experiência necessária pra continuarem nessa relação ainda, mas podem consegui-la juntos. Não é ficando(é assim que vocês falam né?) com qualquer menina pra fazer ela sofrer que você vai conseguir superar tudo isso. Vocês se amam. Não é fácil fazer um relacionamento durar, ainda mais pra vocês que são tão jovens, mas vocês conseguem se não desistirem dessa maneira.

- Como eu faço então, vó? - perguntei, tomando cuidado pra lágrima que insistia em cair do meu olho não escorregasse e acabasse de vez com a minha reputação.

- Não cobre tanto dela. Às vezes a gente pensa que o pedaço de torta que damos à alguém um dia deverá voltar pra gente pelas mãos dessa mesma pessoa. Não é só porque você faz algo e ela não expressa saber que você tem o direito de se pôr no lugar de vítima. Não existe vítima nessa história. Existem duas pessoas que se amam.

- Mas você tem que falar isso pra ela também...

- Não. Faça a sua parte que, com o tempo, ela fará a dela também. Sei que não é certo comparar as pessoas pela idade, mas você já é mais velho... tem pensamentos que ela não tem. Tem ideias que ela não compreende. Tem momentos que ela ainda não pode mudar.

Pousou suas mãos em meus joelhos e sorriu pra mim.

- Ela é uma garota que ainda tá na flor da idade... Tem dias que ela vem aqui, comenta comigo sobre o livro juvenil que está lendo, fala sobre a blusa que ficou apertada e a fez correr o dia inteiro na praia pra não engordar... Acima de tudo, sinto que ela gosta muito de você. E sinto também que ela não fez isso de propósito.

- Como você sabe? Ela sabe que eu não gosto quando... -

- Ela tem uma vida! - disse, em tom firme - Assim como você tem a sua! Vocês não podem se proibir de fazer coisas que gostam! Qual o problema de ela sair com aquela amiga? Por acaso você pensa que ela te trocaria por ela? Aliás, o que você pensa que elas fazem juntas? Tiram a roupa e começam a dançar em cima da mesa?

- Você é como elas, vovó, não vai entender...

- Como elas em que sentido?

- Você já foi menina... ela será uma mulher um dia.

- Não acredito que você mantem esses padrões de gênero estampados nessa cabeça! A genética não significa nada agora, querido. Se eu acreditasse que todos os homens são iguais, não estaria perdendo a minha novela das seis pra conversar com você... além do mais, estaria casada com uma mulher agora. - deu uma risadinha.

Minha vó sempre foi uma pessoa que gosta de falar. Fala até dormindo, se duvidar... mas me espantei com tudo o que ela dizia. Queria e não queria aceitar...

- Ela é uma garota adorável. Tem seus defeitos, assim como eu tenho e você também tem. Se quer um conselho, deveria parar de acentuar os defeitos dela e procurar as qualidades. Você viu o que ela fez semana passada?

- O bolo?

- Sim, o bolo. Aquele muffim que ela comprou e colocou velinhas em cima pra te desejar feliz aniversário foi uma coisa fofa que você nem deu valor.

- É...

- Ela deve tá amando ter um namorado, mas não pra se exibir... Ela ama estar ao seu lado porque você a cativou, mesmo sendo assim...

- Assim como?

- Uma pessoa que quer sempre estar certa e gostaria que eu estivesse fazendo cafuné ao invés de estar falando tudo isso. Até porque, a verdade é difícil né? Pelo menos a verdade que eu aceito e que seria muito mais fácil pra vocês dois se você também aceitasse. Amar uma pessoa tem seu preço, querido. Mas esse preço some quando os damos conta que o amor é superior a ele.

- O que eu faço agora, vó? Eu falei tanta coisa ontem...

- Vá até o apartamento dela e peça pra ela descer. Mas não fale nada... apenas dê-lhe um abraço forte e tente expressar por meio dele tudo o que gostaria de dizer...

O abraço foi forte. Mas o primeiro foi em minha vó porque eu sei que a novela das seis tava boa.




Você poderá gostar também:

1 comentário (s)

  1. Nossa, que texto fofis *-* Gostaria de comentar coisas legais, mas eu estou meio sem criatividade mimi.

    Sabe... Concordo com o ideal que tem por trás das palavras, porque ele me faz refletir sobre coisas que tocam lá no fundo. É estranho explicar ou traçar jeitos de se viver, já que as pessoas são diferentes. Mas acredito que haja algum sentido para que coisas assim aconteçam. Talvez tudo isso torne as pessoas mais fortes, mais preparadas para lidar com uma "nova vida". Ou talvez não, talvez tenha um outro sentido. Saber o que esses fatos nos dizem é uma outra história...

    Enfim... Gostei bastante do texto =) Você escreve coisas profundas que não ficam somente nas palavras, mas que atingem um grau bem profundo do nosso espírito ou seja lá o que for. Eu admiro o jeitinho especial dos seus textos haha Você sempre será minha escritorazinha, ainda que faça engenharia física ou matemática no futuro hahahha çç

    ResponderExcluir