Perguntinhas sobre leitura

15/06/2013

Dois fatos importantes para o mundo (sua vida não será mais a mesma após lê-los):

1) Ando bem feliz porque venho recebendo comentários muito bonitinhos no meu blog e isso tem me inspirado bastante. Gostaria de agradecer a todos que me visitam por aqui, que me adicionaram no Facebook e demonstram seu carinho pelo cantinho que um dia resolvi chamar de Pe-dri-nha.

2) Já não posto aqui há alguns dias, mas em breve trarei uma publicação bem daorinha que venho preparando durante esse tempo. Todo dia que acordo, lembro do blog e não vejo a hora de sentar a bundjinha aqui na cadeira pra postar.

Enquanto esperava meus pais se arrumarem pra gente encher a pança na pizzaria, tava dando uma lida em um dos blogs que comentaram aqui na minha última publicação (Clandestina a Bordo) e achei essa listinha sobre livros. Quem gostar e quiser responder também, sinta-se à vontade.



1. Tens o hábito de comer enquanto lê? Se sim, qual a tua comida favorita?

R: Não, eu prefiro comer antes/depois de ler. Eu gosto de me concentrar na comida (essa foi a coisa mais gorda que eu já disse em toda a minha vida).

2. Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura?
R: Eu também não sou de beber na hora de ler não. Apenas quando eu tinha que estudar nos tempos da escola (eu acabava com o estoque de café de casa).

3. Costuma sublinhar uma ou outra passagem enquanto está lendo um livro ou acha que escrever nos livros é uma ideia abominável?
R: Eu gosto de marcar as passagens que me agradam com algum detalhe pequeno pra não estragar o livro (um coraçãozinho, uma estrelinha) e, mesmo assim, à lápis!

4. Como marca os livros quando interrompe a leitura? Tens um marcador especial ou usa o que tiveres à mão (ex. um papel dobrado, etc)? Ou dobra o canto da folha do livro?
R: Eu costumava dobrar as páginas, mas um dia parei pra refletir e achei que isso era meio psicopata de minha parte, porque acabava detonando os livros. Então consegui alguns marcadores (dentro de livros novos, de museus, de livrarias) e eles me ajudam bastante nisso.

5. Qual o teu gênero literário favorito: ficção, não-ficção ou ambos?
R: Não-ficção. Não gosto de reino de elfos mágicos e fadas vampiras que guerreiam pelo trono. Se tiver que fugir um pouco da realidade, meu limite é ler algo mais Desventuras em Série.

6. Gosta de ler até o fim do capítulo ou interrompe a leitura em qualquer parte do livro?
R: Eu sinto necessidade de ler até o final do capítulo, especialmente quando tá bem perto. Parece que eu me perco se eu fechar o livro antes de terminar o capítulo.

7. Tens o costume de procurar o significado de palavras que desconhece quando as encontra no decorrer da leitura?
R: Se essas palavras me impedirem de compreender o contexto, sim.

 8. O que você está lendo no momento?
R: Um romance do Kazuo Ishiguro chamado Never Let Me Go.

 9. Qual foi o último livro que compraste?
R: Ganhei dim-dim da minha vó de aniversário e pude comprar A Culpa é das Estrelas, do John Green.

10. Costuma ler um livro de cada vez ou tens o hábito de ler vários livros ao mesmo tempo?
R: Eu prefiro ler um de cada vez, mas tem dias em que eu já estou lendo um livro e surge outro que desperta minha curiosidade. Aí acabo deixando o outro de lado e acumulando as leituras (haja marcador de página!)

11. Tens um local favorito ou uma hora específica do dia para ler?
R: Eu gosto de ler enquanto espero alguma coisa (no ônibus, numa sala de espera, na cama aguardando o sono chegar). Geralmente, ler antes de dormir funciona comigo porque de madrugada eu explodo de criatividade (o pior é quando eu tô morrendo de sono e meu corpo insiste em ficar acordado pra eu fazer tudo o que me dá vontade).

12. Prefere séries ou histórias únicas?
R: A única série que me interessou foi Desventuras, como eu disse lá em cima (e mesmo assim, ainda não pude $ terminar de ler). De resto, todos os livros que eu li na vida foram únicos. Por mais maravilhosa que seja a história, sinto que se tivesse uma 'Parte II' zoaria tudo (principalmente se o final tá do jeitinho que eu gosto).

13. Tens algum livro ou autor preferido que não se cansa de recomendar para os outros?
R: Meus amigos são muito opostos entre si, então pra cada um eu recomendo alguma coisa. E acho que isso seja coisa de momento, pois depende muito do que eu tô lendo naquela hora. Eu já indiquei muito Nicholas Sparks, embora meu livro favorito seja A Menina que Roubava Livros, do Markus Zusak. Gosto muito do jeito de escrever do Markus, é especial de alguma forma, sabe? Nem vou repetir sobre Desventuras em Série (o Lemony Snicket é o cara na hora de escrever).


14. Como organiza a tua biblioteca/estante? Por gênero, por título, pelo nome do autor ou pela editora?

R: Eu tenho uma prateleira onde deixo os livros que eu mais gosto e os outros ficam numa estante, mas sem essa de ordem alfabética. Eu deixo dividido em 'didáticos', 'enciclopédias', 'gibis' e todo o resto juntinho mesmo.




Você poderá gostar também:

2 comentário (s)

  1. Também não sou fã de séries de livros, enjoo fácil dos personagens. Desventuras em Série é realmente muito bom. Prefiro ficção, porque odeio biografias e baseados em fatos reais, mas também não curto bruxas, elfos, e vampiros. Tive que me imaginar respondendo a ultima pergunta "como você organiza seus livros" - a organização passou muito longe do meu quarto, bjs haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha
      meu quarto também não é lá essa organização. a estante é a parte mais organizada dele XD

      obrigada pelo comentário!

      Excluir