Aprendendo francês

20/08/2013

Eu contei pra vocês nesse post que eu havia começado a estudar francês pela internet gratuitamente, lembram? Estudo esse idioma através do Livemocha e eu estou ficando bem animada com os resultados. Não que eu esteja falando francês pelas orelhas, mas pra quem só sabia falar merci e je mappelle Manie até que estou indo muito bem.

Se você quer aprender algum idioma nesse site, trouxe algumas dicas que podem te ajudar bastante (não, o Livemocha não me pagou pra fazer esse post, mas se eles quiserem, meu telefone é). 




É muito importante ter um lugar para registrar as lições, especialmente por causa do vocabulário. Nosso cérebro esquece facilmente muitas informações e anotá-las é essencial. 




Uma coisa extremamente necessária para que seus estudos tenham um bom resultado é estabelecer um ou dois dias na semana para você se dedicar a esse aprendizado. Eu, por exemplo, separei terça e quinta, à partir das 10h da manhã. Como eu anoto muita coisa, levo cerca de 30 a 40 minutos para finalizar uma lição. 



Quando você estiver estudando, tenha o auxílio de uma folha para rascunhar as informações, pois esse é o momento em que você ainda está aprendendo o conteúdo e pode se atrapalhar/se enganar muitas vezes com alguma palavra/frase/conceito. Isso ajuda você a não rasurar tanto seu caderno e mantê-lo sempre organizado. Depois é só passar a limpo.




Quando a pronúncia de uma frase/palavra for muito diferente de como se escreve, anote abaixo/ao lado dela como se fala. Os professores costumam abominar esse tipo de didática, mas sempre deu certo comigo. Se eu esqueço como se pronuncia alguma coisa, basta olhar no caderno. Chega uma hora que eu não preciso mais olhar, se eu manter a rotina de estudos. 

Por exemplo: Vous (vú)



O Livemocha atua em todas as áreas do aprendizado: ler/escrever, ouvir/escrever, ouvir/falar etc. Em algumas dessas categorias, eles pedem pra você digitar o que lê/ouve. Você pode passar essas lições para o caderno e ampliá-las.

Por exemplo, quando eu aprendi as horas em francês, escrevi um monte de horas em números pra escrever por extenso ao lado. Assim pude treinar ainda mais o conteúdo.

(as anotações com o lápis ficaram meio apagadas na foto, mas acho que vocês conseguiram entender o que eu quis dizer na dica 5).


Comecei a estudar há mais ou menos 4 semanas e já estou na aula 8. Até agora, aprendi o alfabeto, os números de 1 a 20, artigos definidos e indefinidos, as horas, algumas saudações e uma penca de vocabulário. O mais legal é que além de aprender a escrever, aprendi a ler, a falar e a compreender ouvindo. Isso é muito legal (já tô me sentindo uma Amélie Poulain).



Se você também quiser aprender um idioma que goste muito no Livemocha, entre no site e crie sua conta. Siga as dicas que eu deixei aqui e boa aula!

Além de aprender o idioma que deseja, você pode ajudar estrangeiros que estejam aprendendo o seu idioma. Com isso, você ganha moedinhas virtuais que pode trocar por novas lições. Estou sobrevivendo com essa tática e isso tem dado muito certo.

Vocês gostariam que eu fizesse um vídeo falando algumas frases que eu aprendi? Se gostarem da ideia, vou preparar ^-^

Você poderá gostar também:

30 comentário (s)

  1. Anotar a pronuncia abaixo da frase é uma ótima dica.Obrigada anjo! Beijos fique com DEUS♥
    http://feriasemparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso me ajuda muito, Tatáh! obrigada pela visitinha hihi

      Excluir
  2. Eu AMEI o post! Gente, estou aprendendo español no youtube! E meu Deus, esse site me parece perfeito!!! Amei o pst, flor! E quero sim! Muitoooooo um vídeo!!!
    Mil beijos, flor!
    www.momentosassim.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, Ellen *-* faz uma conta lá no livemocha pra aprimorar ainda mais o espanhol! beijinhos hihihi

      Excluir
  3. Nossa tem pessoas que dizem que Francês é super difícil rsrs........sucesso...e gostei da capa do caderno.....
    bons estudos =)

    RESENHA no blog super bacana vai lá conferir =)
    rs

    Beijosss!!!

    ==> Blog Mundinho da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que é difícil quando a gente ouve e não entende nada, mas depois que pegamos as regrinhas pouco a pouco pra estudar, vemos que não é tão complicado assim.

      francês é mt parecido com português, então tô me dando bem! hahaha

      obrigada pela visita!!

      Excluir
  4. Ameei seu blog, seguindo com certeza !
    Se puder da uma olhadinha la no meu blog *-*
    divadeouro.blogspot.com.br
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado daqui hihi pode deixar :D

      Excluir
  5. Menina, você é muito organizada! E sua letra é uma graça! depois faz um vídeo falando alguma coisa em francês?

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode deixar que eu faço sim, Cássia! obrigada <3

      Excluir
  6. Salut, Manie!

    Francês não é muito difícil pra gente, porque é língua latina. Então se juntar português com espanhol dá pra associar muita coisa e treinar os falsos cognatos pra não cair ;)

    No começo parece que a gente nunca vai falar direito aquilo que tá escrito, né? Mas a prática ensina. Uma coisa que eu sempre faço quando tenho dificuldade de pronúncia em alguma palavra francesa é ficar repetindo até achar que o fonema tá mais próximo. Com o tempo, aprendi outras palavras com os mesmos fonemas (tem uns muito diferentes dos nossos) e consegui acertar. Já conversei com alguns franceses e sempre elogiam minha pronúncia. Então acho que to bem. rs

    Outra dica que SALVA é ler muito no idioma que a gente ta estudando. Aumenta o vocabulário infinitamente. Mas é ler sem dicionário. Se você não souber o significado da palavra, espera que ela vai aparecer de novo em outra frase. Até que você vai assimilar. Claro, isso é pra quando você já tiver um pouco mais de segurança e domínio.

    É bom ler livros infanto-juvenis ou que você já tenha lido. Meu primeiro livro inteiro em francês foi O Pequeno Príncipe, que eu já tinha ~praticamente~ decorado. Então fui associando as palavras que não conhecia pelo contexto da frase. Ajuda demais!

    Espero ter ajudado. Seu blog é uma gracinha.
    :)

    Red

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. salut! nossa, muito obrigada pela visita, pelo comentário e pelas sugestões!
      eu tenho uma amiga de Le Touquet, que já é uma irmã praticamente. ela me ajuda bastante com a pronúncia e isso me motiva bastante. espero um dia conhecê-la e poder conversar mta coisa em francês com ela!

      realmente, ler livros em outro idioma ajuda muito. como eu já sei um bom grau de inglês, ler livros nessa língua sempre me acrescentou muitas coisas.

      vamos aguardar eu melhorar mais um tiquinho, conhecer mais gramática etc pra eu começar a ler em francês também!

      beijos

      Excluir
  7. Que legal, não sabia disso, estava querendo aprender francês já faz um
    bom tempo, quero começar logo logo.
    Seu blog é muito lindo, adorei <3
    Beijos, Cá.



    http://www.truquesdestyling.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai que bom que te mostrei um jeito pra você aprender francês!
      obrigada <3

      Excluir
  8. Ah muito legal essa dica, também tenho vontade de aprender francês, muito bom o post! Parabéns!
    Você é muito inteligente e autodidata, fico impressionado!
    Beijos!

    www.cassiomatos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oun, todos nós somos autodidatas! só precisamos nos dedicar bastante hihihi <3 obrigada pelo comentário!

      saudades imensassss
      beijos

      Excluir
  9. Chuchu, seu blog é lindo demais! Estou super apaixonada *-*
    Eu gostei das suas dicas para estudar e aprender (de verdade) uma língua sozinha. Eu tenho conta no Livemocha, mas minha indisciplina dez com que eu a abandonasse :c
    Fiquei motivada a voltar a estudar (e aplicar as suas dicas)!

    xoxo, Nicolle
    Dias e Flores | Fan page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oun, muito obrigada! *-*
      volta sim, Nicolle! separa um caderno bonitinho, um dia na semana, uma horinha e pronto, você com certeza vai conseguir aprender mtas coisas novas!

      beijos (:

      Excluir
  10. sempre quis aprender Francês, acho muito linda essa língua. Com certeza vou tentar, adorei as dicas :)

    http://artesdabertozi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai que legal! tô incentivando vocês!!

      obrigada pela visita :D

      Excluir
  11. Com certeza vou querer apender a falar francês também! Vou comprar meu caderninho, tenho que comentar isso com todo mundo agora, muito obrigada! ^~
    Beeijos, amei seu blog, tudo bem legal por aqui !

    hunter-of-dreams-and-smiles.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nhaaa, to feliz por estar inspirando vocês a estudar francês e outros idiomas! boas aulas pra gente *-*

      Excluir
  12. Bem legais as dicas, acho lindo esse idioma *-*
    Beijos, Emy!
    emelynramona.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelo comentário, Emy! beijinhos!

      Excluir
  13. Lógico que queremos vídeo! hahahaha
    ahhh, que bacana, Manie!! Adorei, você se organiza muito bem. Ótimas dicas, viu! Aliás, será que tem russo lá pra aprender? ^^
    Vou dar uma olhadinha no site!
    Eu mesmo depois de terminar o curso de inglês, sempre estou em contato com a língua e aprendendo todo dia. É assim, mesmo. Gostei de ver!
    Bjão e ótimo fim de semana!

    umtoquepravoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazi, lá tem até latim se duvidar hahahahaha
      eu não cheguei a terminar o cur$o de inglê$, mas aprendi mta coisa e isso me motivou mt a querer estudar francês *-*

      e pode deixar que farei o vídeo! êêêê!! haahaha

      Excluir
  14. Eu me inscrevi e tal ... Mais não consegui ! :/ ~Joyce muito tiste~
    Háá !!!


    Seguindo liinda... Da uma passadinha, e se gostar segue ?
    http://devaneiosde-umasonhadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sério, Joyce? poxinha! francês no livemocha tá sendo mt tranquilo por enquanto!
      beijos!

      Excluir
  15. Adorei as dicas! Eu estava querendo estudar Espanhol e Inglês mas não sabia como me organizar. Obrigada :DD

    Vou me inscrever no site \o/

    ResponderExcluir