Aprendendo francês

20 de agosto de 2013

Eu contei pra vocês nesse post que eu havia começado a estudar francês pela internet gratuitamente, lembram? Estudo esse idioma através do Livemocha e eu estou ficando bem animada com os resultados. Não que eu esteja falando francês pelas orelhas, mas pra quem só sabia falar merci e je mappelle Manie até que estou indo muito bem.

Se você quer aprender algum idioma nesse site, trouxe algumas dicas que podem te ajudar bastante (não, o Livemocha não me pagou pra fazer esse post, mas se eles quiserem, meu telefone é). 




É muito importante ter um lugar para registrar as lições, especialmente por causa do vocabulário. Nosso cérebro esquece facilmente muitas informações e anotá-las é essencial. 




Uma coisa extremamente necessária para que seus estudos tenham um bom resultado é estabelecer um ou dois dias na semana para você se dedicar a esse aprendizado. Eu, por exemplo, separei terça e quinta, à partir das 10h da manhã. Como eu anoto muita coisa, levo cerca de 30 a 40 minutos para finalizar uma lição. 



Quando você estiver estudando, tenha o auxílio de uma folha para rascunhar as informações, pois esse é o momento em que você ainda está aprendendo o conteúdo e pode se atrapalhar/se enganar muitas vezes com alguma palavra/frase/conceito. Isso ajuda você a não rasurar tanto seu caderno e mantê-lo sempre organizado. Depois é só passar a limpo.




Quando a pronúncia de uma frase/palavra for muito diferente de como se escreve, anote abaixo/ao lado dela como se fala. Os professores costumam abominar esse tipo de didática, mas sempre deu certo comigo. Se eu esqueço como se pronuncia alguma coisa, basta olhar no caderno. Chega uma hora que eu não preciso mais olhar, se eu manter a rotina de estudos. 

Por exemplo: Vous (vú)



O Livemocha atua em todas as áreas do aprendizado: ler/escrever, ouvir/escrever, ouvir/falar etc. Em algumas dessas categorias, eles pedem pra você digitar o que lê/ouve. Você pode passar essas lições para o caderno e ampliá-las.

Por exemplo, quando eu aprendi as horas em francês, escrevi um monte de horas em números pra escrever por extenso ao lado. Assim pude treinar ainda mais o conteúdo.

(as anotações com o lápis ficaram meio apagadas na foto, mas acho que vocês conseguiram entender o que eu quis dizer na dica 5).


Comecei a estudar há mais ou menos 4 semanas e já estou na aula 8. Até agora, aprendi o alfabeto, os números de 1 a 20, artigos definidos e indefinidos, as horas, algumas saudações e uma penca de vocabulário. O mais legal é que além de aprender a escrever, aprendi a ler, a falar e a compreender ouvindo. Isso é muito legal (já tô me sentindo uma Amélie Poulain).



Se você também quiser aprender um idioma que goste muito no Livemocha, entre no site e crie sua conta. Siga as dicas que eu deixei aqui e boa aula!

Além de aprender o idioma que deseja, você pode ajudar estrangeiros que estejam aprendendo o seu idioma. Com isso, você ganha moedinhas virtuais que pode trocar por novas lições. Estou sobrevivendo com essa tática e isso tem dado muito certo.

Vocês gostariam que eu fizesse um vídeo falando algumas frases que eu aprendi? Se gostarem da ideia, vou preparar ^-^

Manie
estudante de jornalismo, escritora por amor e professora nas horas vagas. 22 anos, moro em Floripa com meu companheiro e tomo cerca de 5 doses de café diárias. amo cheiro de livro velho e sou gamada numa biblioteca. adoro vinho barato, noites frias - dessas que sai fumacinha da boca. sou rolezera, mas também gosto de ficar em casa de buenas fazendo sopa.

talvez você também goste:

30 comentário (s)