O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

14/08/2013

Uma amiga muito querida me mostrou o mundinho da Amélie pela primeira vez, há muito tempo. Fiquei encantada e voltei a assistir outras vezes e me encantar mais ainda e assistir mais e me encantar e assistir (...)

Sempre quis fazer uma resenha sobre esse filme, mas nunca tive capacidade. Continuo não tendo, mas vou postar sobre ele pra despertar a curiosidade de quem ainda não assistiu.


Primeiro fato triste a respeito do filme: a Amélie Poulain não existe (pelo menos na realidade que temos como aceita). 
Primeiro fato feliz a respeito do filme: a Amélie Poulain existe no seu coração e pode fazer da sua vida algo bem mais intenso.

Amélie Poulain é uma jovem garçonete com um nível de fofura chegando no limite da sobrevivência. Após achar uma caixinha escondida no banheiro de sua casa, resolve ir atrás do dono do objeto, provavelmente um antigo morador. Vendo que havia conseguido deixar o dono da caixinha super feliz com sua boa ação, ela passa a ajudar as pessoas partindo de um olhar muito especial sobre a vida. Procurando felicidade em detalhes do dia-a-dia, Amélie nos convida a dançar uma valsa com ela, cheia de amor e alegria.


Tudo nesse filme é lindo, gente. Os cenários são um sonho, as personagens são construídas de um jeito muito criativo, o idioma é o francês (eu viajo quando o idioma é francês porque é muito bom passar 1h e pouco ouvindo aquele R puxado e o texto do roteiro sendo falado como se a personagem tivesse uma batata na boca. Isso é o máximo). 

Além disso, a trilha sonora é a coisa mais delicada que você pode imaginar. As músicas são compostas por Yann Tiersen (exceto por Guilty e Si Tu N'étais Pas Là) e todas elas são instrumentais maravilhosos. Dentre as minhas favoritas: La Valse d'Amélie, Comptine D' un Autre Ete e Le Jours Tristes.

Nas noites de sexta, às vezes ela costuma de ir ao cinema...

"Gosto de me virar no escuro e observar o rosto dos outros..."


Em um mundo como o nosso, onde a maioria das pessoas só se preocupa com disputas, dinheiro e crescer na vida, a Amélie é quase a utopia de um anjinho. Um anjinho que nos mostra o lado bom da vida, tão difícil de se enxergar atualmente, mas que existe, em algum lugar desse mundo doido.

Alguém conhece a história?


TRAILER:


Meu perfil no FILMOW

Você poderá gostar também:

26 comentário (s)

  1. Quero muuuuuuuuuuuuuito assistir!!! Tenho aqui no meu notebook mas nunca lembro ou, quando lembro, a mardita preguiça não me deixa. Vou tentar assistir esse fim de semana :D

    Abraço!

    www.alquimistadesonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaa esse filme é lindo, assista sim!! depois me conta o que achou! um beijo

      Excluir
  2. Nossa eu tava pensando em um filme pra assistir hoje, tava pensando em As vantagens de ser invisível, a gente queria assistir lembra? Amelie é uma ótima dica! <33

    www.cassiomatos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmm, lembro sim! eu to com o livro aqui, mas tenho que terminar outro antes de começar hahahaha deve ser legal a história!

      Excluir
  3. Acho que eu sou a ÚNICA pessoa no mundo que nunca assistiu esse filme! haahhahaha. Agora que li esse seu post, me animei pra ver o filme e escrever sobre ele no meu blog. Tenho quase certeza que vou gostar :D

    Raí ~ raiwrites.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é não, Raí, não se sinta sozinho hahahaha mas corre e assista porque é um filme maravilhoso! depois divulga a resenha que eu vou querer ler!

      beijos

      Excluir
  4. Assisti e re-assisti umas cinco vezes, amo esse filme de paixão e até notei a sua Amelie no quarto quando você postou o tutorial do caderno de francês <3 Esse filme é perfeito, amo muito muito mesmo
    Beijoss
    http://oblogdamandi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus que coisa linda... ah eu quero assistir, quero sim.
    Só a cara dessa atriz me dá um afofuramento no coração, eu queroooo!
    Assim que eu assistir venho aqui te dizer se tive o mesmo amor que vc teve!
    Beijinhos Manie!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nhaaa, a Audrey Tautou é fofa até fazendo papel sério hahahaha

      isso mesmo, depois me conta oq achou *-*

      Excluir
  6. Ah Manie, nem te falei.
    Fiz aquela receita do pavê no copinho, fiz 5 deixei na geladeira, quando fui procurar... cadê? O podo daqui de casa devorou, nem tirei foto dele pronto pra por lá no blog... poxan. Só tirei dos ingredientes... mas assim que der faço novamente, acho que estava bom já que ngm deixou pra mim, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahahahahahaa tadinha, imaginei você indo até a geladeira mó feliz e constatando que seu pavê fora dominado :(
      que legal que você fez *-*

      Excluir
  7. Flor, você não tem noção!! Eu sou LOUCA por piano!! E a trilah desse filme é perfeita pra mim! Eu to simplesmente louca pra assistir esse filme! É demais!!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh *-* eu também sou doida por piano! essa trilha sonora é maravilhosa <3

      Excluir
  8. Você acredita que eu nunca assisti esse filme? Pois é, mas eu morro de vontade. Acho que no mundo precisamos de mais Amelie's....

    Ps: sobre a tag, muuuito obrigada pela indicação, prometo responder! (e pode cobrar!)
    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então assiste logo pq vc vai amar!!!
      hihihi espero que goste de responder a tag *_*

      beijos

      Excluir
  9. nossa, nunca assisti esse filme,); to desinformada
    Adorei esse blog, estou seguindo, quando der da uma olhadinha no meu ta?
    Bjs, Ke.
    http://pedacosdelembrancas.blogspot.com.br/2013/08/mas-nao-vou-ficar-aqui.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii, Ke, obrigada pela visita! pode deixar que vou olhar o seu blog sim :D
      beijinhos

      Excluir
  10. Esse é um daqueles meus filmes de cabeceira, pronto pra ser revisto todo e qualquer dia! É lindo, sutil, doce e reflexível. É maravilhoso!
    Este ano entrei em contato com um outro filme que segue mais ou menos a mesma linha, a da aleatoriedade graciosa, é russo e se chama "rusalka", em português é "a sereia", algo assim. Recomendo muitíssimo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aai que bom saber que tem um filme parecido de alguma forma com o da Amélie! vou buscar saber! obrigada pela visita, Mayra *-*

      Excluir
  11. Sempre fui louca pra ver esse filme
    :)mais nunca achei um link q deu certo.

    Professora de biologia? que linda :) parabéns

    www.canseideserpop.com
    Estou seguindo o blog, ajuda nossa meta tbm?

    ResponderExcluir
  12. Sempre fui louca pra ver :( mais os links nunca davam pra baixar

    ResponderExcluir
  13. Esse filme é maravilhoso, 5 pipocas bem merecidas! <3 hehe
    E concordo a trilha sonora é uma delícia de escutar, amo "comptine d'un autre été", faz bem não só aos ouvidos mas à alma!
    Ps: Estou amando esse cantinho ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu amo essa, Camila! adoro todas as músicas da trilha hihi muito obrigada pelo carinho! volte sempre que quiser :D

      Excluir