Conhecendo um ídolo

28/09/2013

Vocês já viram algum ídolo de perto? Já tirei foto com muita gente famosinha, mas nunca com alguém que eu realmente admirasse. 

Até que, através do Facebook, fui convidada pra assistir ao Festival Tarrafa Literária, que, desde 2009, promove debates descontraídos sobre os mais variados assuntos, desde esportes até literatura. Como só me convidam pra jogar Criminal Case, resolvi clicar no link.

No site, vi que um dos participantes do debate desse sábado (28/09) seria o Marcelo Rubens Paiva. Nem precisa dizer que eu sambei na cadeira do computador, né?

Acontece que o Marcelo é o autor de um dos meus livros favoritos, o Feliz Ano Velho (resenha aqui). Fiquei super animada e corri pra assistir ao debate. De quebra, ainda consegui um autógrafo e uma foto com ele (sambando em círculos). 


Pensei que fosse ser cansativo, mas o debate foi muito divertido. Ri demais em alguns momentos porque eles relatavam passagens da vida deles e opiniões literárias de um jeito muito engraçado. 

Eu não conhecia o Antonio Prata, mas ele me fez dar muita risada com o trecho do seu novo livro. Essa pequena crônica narra a estadia de seu papagaio Getúlio, que só comia sorvete de creme, em sua casa. O Antonio escreve de um jeito muito cativante e prendeu minha atenção até o final da leitura. A plateia morreu de rir.

Gente, mas eu não sabia que o Marcelo era tão divertido. Ele é o tipo de pessoa que não ri da própria piada, sabe? Cheio ironias, ele ganhou a atenção do público, que o aplaudiu muito. 

"(...) aquele jornal parecia o Parthenon... só tinha coluna." (teve uma velhinha atrás de mim que só riu depois de dois dias, porque não entendeu a piada na hora).


Quando perguntaram sobre a primeira crônica que cada um lembra de ter lido ou escrito, Marcelo Rubens Paiva contou pra gente uma muito engraçada. Uma amiga dele resolveu entrar num curso de fotografia e o seu "TCC" foi fotografar pelas ruas da Sé, em São Paulo. Lá ia ela, registrando os detalhes, quando deu de cara com um mendigo dormindo na calçada e fez questão de dar alguns cliques. De repente, o mendigo acordou e foi se aproximando dela, mas ela não parou de fotografar. Até que ele disse que ficou muito emocionado por ela ter prestado atenção nele, porque ninguém nunca notou sua presença e ele estava gratificado. Como forma de finalizar essa gratidão, ele pediu a ela um abraço, afirmando que numa cidade como São Paulo, as pessoas não se amam mais, não se tocam mais, não se falam mais (e começou a filosofar de um jeito tão bonito que fez com que ela o abraçasse). No meio do abraço, ele virou no ouvido dela e sussurrou: "Gostosa!".

(eu falando que meu nome era com Y no final)

No final do debate, fui até a entrada do teatro e fiquei numa fila com pessoas supimpinhas com livros novos que elas tinham acabado de comprar, esperando o Marcelo chegar pra gente dar um oi. Quando a minha vez de falar com ele chegou, pedi pra que ele autografasse meu exemplar de Feliz Ano Velho, da edição de 1982. 

"Esse é velho, heim" - ele disse, abrindo o livro e deixando o autógrafo. 
"É, eu roubei na biblioteca"
"Pão dura você heim" - ele bricou - "Por que não comprou um novo?".

Ser chamada de pão dura por um de seus ídolos literários não tem preço. 

Gente, parecia que eu tava vendo a Xuxa saindo da nave ali, na minha frente. Fiquei nervosa de um jeito tão inexplicável, que na hora de tirar foto meus dentes ficaram tremendo, sabe? O pessoal deve ter pensado que eu era uma maníaca, sei lá. 


Fiquei muito feliz por ter ido a esse debate, porque além de ter passado uma tarde de sábado muito agradável, pude conhecer um dos meus escritores favoritos. 


Alguém já leu alguma coisa do Marcelo?

Você poderá gostar também:

17 comentário (s)

  1. bah, eu li feliz ano velho ainda na época de colégio e é demais!
    champagne supernovafan page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é d-e-m-a-i-s <3

      obrigada pela visita, Suuh!

      Excluir
  2. Meldels! Saudade do meu velho exemplar roubado de Feliz Ano velho.
    Você agora tem autografado \o/
    Excelente!
    http://triplobooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahhahaha eu pensei que tinham roubado de você quando eu li... não sei se entendi direito
      obrigada pela visita, Mari!! :D

      Excluir
  3. Wow, deve ter sido incrível <33333333
    Meu unico livro roubado são 'As cronicas de Narnia', eu ja peguei 2 na biblioteca da minha escola, mas minhas 'amigas' quase me deduraram, asuhauuusa. Lá agora é mais vazio, nem sentem falta dos livros, mãos leves, se preparem, asuhua.
    Ah, quarta feira vou postar minha primeira resenha no meu blog. Gostaria de lhe convidar para lê-la e me corrigir se necessário. beijos e que Deus te abençõe ♡ Blog Like a Rock, Like a Roll (clique) | Fan page|Pesquisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* obrigada pelo comentário, Indira! com certeza lerei sua resenha, com todo carinho :D
      eu já dominei alguns, outros devolvi.
      em biblioteca de escola realmente quase ninguém aparece, então nada mais justo do que darmos o real valor aos livros hahahaha

      beijos!

      Excluir
  4. Nunca li nada do Marcelo, mas, aproveitando que você está falando de ídolos: eu tenho o sonho de conhecer alguns escritores, a Lana Del Rey <3 e o Kurt Cobain (que nunca vou conhecer, né? :((((). Adorei o post e, uau, imagino como você deve ter se sentido! *_*

    Raí ~ raiwrites.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um fã da Lana! \õ/ ~bate aqui~

      Excluir
    2. ah, conhecer ídolos é tão bom! são pessoas como a gente, mas a que temos um carinho muito grande. é como fazer amizade pela internet e um dia poder conhecer, sabe? adoro!

      obrigada pela visita, Raí, beijos! :D

      Excluir
  5. Olá Manie
    Deve ser uma emoção fantástica. Parabéns.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi muito emocionante, Fernando... só não chorei pra não ficar desesperador.

      obrigada pela visita! :D

      Excluir
  6. Nunca conheci ninguém que queria... :c ~invejando~ E nunca li o livro dele, então deu vontade de ler o Feliz Ano Velho. Eu já me senti nervosa assim de ficar tremendo os dentes! kkkk ><' Poxa, ele te chamou de pão dura! *u* Que emoção! Roubar livros é o furto mais bonito que existe! Vamos formar um quadrilha de roubo de livros? kkkkkk -sqn
    Bjo, Sel ;*

    Jovens Gordinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bóóóra, Sel! quadrilha de livros é a lição que a Liesel Meminger nos deixou em A Menina que Roubava Livros. nossa musa inspiradora!

      obrigada mais uma vez pelo comentário <3 um beijo!

      ps: leia Feliz Ano Velho!

      Excluir
  7. Deve ter tão emocionante conhecer alguem que você queira <3 Amei o post.
    Beijos | http://do-seu-jeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, Manu, foi lindo ^-^ obrigada pela visita!

      Excluir