Saludos amigos

25/09/2013



Vocês já viram as personagens da Disney se aventurarem pela América do Sul? 

Se você está lendo esse post, com certeza já teve alguma miniatura do Pato Donald ou uma meia do Mickey. Querendo ou não, essas personagens fizeram parte da nossa história e nos trazem muita nostalgia até hoje. 

Um dos objetos marcantes da minha infância foi uma fita de vídeo chamada Alô Amigos, que mostrava os detalhes da vida na América do Sul, relatando os principais costumes de vários lugares, como Argentina, Chile e, claro, Brasil.

Uma expedição estadunidense, composta por desenhistas, escritores e músicos, veio à América do Sul para buscar inspiração e acabaram criando esse filme. Ao mesmo tempo, demonstraram uma pequena política de boa vizinhança. Interesses políticos à parte, o filme é incrível. 

O VHS é dividido em 4 capítulos, cada um com uma personagem da Disney em um lugar diferente. O Pato Donald, por exemplo, visitou o Lago Titicaca, a terra dos velhos incas

Quando eu era pequena, o que mais me chamava a atenção eram as cenas engraçadas, as músicas e danças, mas hoje, vendo os mesmos vídeos, eu fico impressionada com a genialidade dos produtores desse filme. O retrato das lhamas, as vestimentas dos moradores, o modo de andar das pessoas, enfim, tudo sendo apresentado a partir do ponto de vista das personagens, que se passam por turistas, representando os próprios aventureiros. 

"A carga pesada é sempre levada por esses burrinhos, porque a lhama só carrega o suficiente: tantos e tantos quilos e mais nada. Quando a querem fazer de burro de carga, ela se senta calmamente e dali não sai (...) Vocês não acham que a lhama tem um arzinho de granfina?"


O filme foi lançado em 1942 e todo é narrado por uma voz masculina que nos lembra as produções antigas, típicas das décadas de 40, 50, sabe? 

E vocês não vão acreditar... Ano passado, eu estava estudando a América do Sul em Geografia, no cursinho, e achei um assunto muito complicado, por que há muitos detalhes para serem gravados. Foi aí que lembrei dessa fita de vídeo e agradeci aos céus por minha mãe não ter doado nosso vídeo. Assisti aos 4 desenhos e consegui ler com mais facilidade os capítulos da apostila, lembrando de muitas informações que vi na infância e só captei depois de grandinha (falei igualzinha a minha vó agora).


Abaixo você pode conferir as quatro cenas do filme, clicando nos títulos. Depois me contem o que acharam!

Aquarela do Brasil


Para finalizar, deixarei uma foto do Bob, vestido à caráter como um verdadeiro morador das redondezas do Lago Titicaca!

PARA ACESSAR MINHA NOVA GALERIA NO FLICKR, CLIQUE AQUI.

Manie
Estudante de jornalismo, escritora por amor e professora nas horas vagas. Tenho 22 anos, moro em Floripa com meu companheiro e tento ver graça nas coisas simples do dia-a-dia.

Você poderá gostar também:

16 comentário (s)