Tag: Book Survey

13 de setembro de 2013



Achei essa tag no blog da Daniela Farias e achei muito legal. Costumo gostar bastante de tags literárias então resolvi postar ela aqui. São 55 perguntinhas literárias que vocês podem pegar pra responder, se quiserem, ta?


1. Livro de infância preferido?
Éramos Seis, da Série Vagalume. 

2. O que você está lendo agora?
As Vantagens de ser Invisível, que a Mari me emprestou. 

3. Que livros você quer emprestar na biblioteca?
Lá no meu curso eu bati os olhos em O Mundo de Sofia e fiquei curiosa pra ler, já que muitas pessoas falaram bem dessa história. Mas como a lista de leituras ainda tá grande, vou deixar pra pegar emprestado mais pra frente (sacomé).

4. Hábito de leitura ruim?
Começar a ler em um círculo de pessoas e deixá-las no vácuo. 

5. Qual foi o último livro que pegou na biblioteca?
Nunca mais peguei nada emprestado de bibliotecas. Pego dos amigos mesmo (um salve pros amigos leitores que me emprestam livros).

6. Você tem um e-reader?
Não, prefiro livros físicos pra poder sentir, cheirar, abraçar (romântico).

7. Você prefere ler um livro por vez ou vários de uma vez?
Com certeza um livro por vez, assim me prendo direitinho à história. 

8. Seus hábitos literários mudaram desde que criou o seu blog?
Tenho o blog há muito tempo, mas comecei a ler mesmo há poucos meses. Fiquei super feliz quando comecei a ler um livro atrás do outro e o blog com certeza me incentivou, especialmente por poder resenhar as histórias depois. E claro, ler resenhas em outros blogs me anima muito.

9. Qual foi o livro que você menos gostou de ler esse ano?
Um Certo Verão, do David Baudacci. Eu gostei da história, mas em comparação aos outros livros que li esse ano, esse foi o que eu menos me encantei. 

10. Livro preferido que leu este ano?
Eu tenho uma dualidade a respeito do meu amor literário, então deixo essa resposta entre A Menina que Roubava Livros e A Culpa é das Estrelas. 

11. Com que frequência você lê fora da sua zona de conforto?
Eu venho lendo vários gêneros, um atrás do outro, então eu estou aprendendo a quebrar preconceitos literários. Desde que a história me agrade, aceito ler qualquer livro: pode ser infantil, fantasia, romance, chick-lit, histórico... Então, ultimamente, venho saindo da minha zona de conforto literária a todo momento. 

12. Qual é sua zona de conforto literária?
Eu tenho preferência por romances, mas como citei, leio qualquer coisa. Até livrinho de receita tô aceitando. 

13. Você consegue ler em ônibus?
É um dos lugares que eu mais leio. Quando não vou de bicicleta pro curso, gosto de garantir meu lugarzinho no ônibus pra ler algumas páginas. 

14. Lugar preferido para ler?
A casa da minha vó, porque lá é um lugar que me inspira demais, me engorda demais, me ama demais. 

15. Qual é a sua política de emprestar livros?
Não sou exigente não, sabe? Desde que o livro volte o mais intacto possível, tá tudo certo.

16. Você faz orelhas nos livros?
Não gosto de marcar as páginas com dobras, pois acho isso um crime. Eu uso marcadores de páginas. 

17. Você já escreveu nas margens dos livros?
Não tenho coragem disso não, moço.

18. Nem mesmo em livros didáticos?
Não me recordo de fazer isso... Costumava fazer anotações no meu caderno mesmo.

19. Em que língua você prefere ler?
Português, mas venho exercitando meu inglesinho de vez em quando.  

20. O que faz você amar um livro?
As personagens, o modo como o autor escreve, um pouquinho de amor no meio e um pouquinho de tristeza também. 

21. O que te inspira a recomendar um livro a alguém?
A personalidade da pessoa. Jamais emprestaria O Diário de Bridget Jones a um fã de histórias sérias de política que não esteja apto a sair de sua zona de conforto, por exemplo. 

22. Gênero/tema preferido?
Amor. 

23. Gênero que você raramente lê?
Fantasia. 

24. Biografia preferida?
Anne Frank, porque não há biografia melhor do que uma autobiografia escrita em um diário. 

25. Você já leu livros de auto-ajuda?
Não me recordo, mas acho que nunca li. 

26. Livro preferido de culinária?
Sou gamada naquelas revistinhas que vem de brinde em outras revistas, sabe? Lá tem um monte de receitas gostosas. Livro livro livro mesmo eu nunca li.

27. Livro mais inspirador que leu esse ano (ficção ou não-ficção).
A Culpa é das Estrelas, sem dúvidas. Essa história mexeu demais comigo e eu carrego ela no coração. 

28. Petisco preferido enquanto está lendo?
Eu não costumo comer enquanto leio, mas se me oferecerem um amendoim ou um pedaço se lasanha quatro queijos, não recusarei. 

29. Diga um caso em que a fama do livro destruiu a sua experiência.
On the Road. Juro que estou decepcionada até hoje, pois fui na vibe de ler esse livro e me sentir uma verdadeira hippie anos 60, só que eu achei muito chato. 

30. Com que frequência você concorda com críticas dos livros?
Acho isso relativo. Tem dia que eu leio uma resenha e concordo com a opinião do leitor, tem dia que não. 50% pra cada um.

31. O que você acha sobre dar feedback negativo sobre um livro ou fazer uma review negativa?
Todo mundo tem o direito de dizer o que achou de um livro, mesmo que tenha formulado uma opinião negativa. Eu nunca li um livro até o final que achei insuportavelmente ruim, então sempre busco equilibrar pontos positivos e negativos. 

32. Se você pudesse ler em outra língua, qual seria?
Inglês é o único idioma que me sinto preparada pra ler, mas assim que tiver melhorzinha no francês, pretendo ler livros nessa língua. 

33. Qual o livro mais intimidante que você tem?
Não tenho nenhum livro intimidante, mas peguei emprestado Insanatório e foi um livro que me intimidou muito. 

34. Livro mais intimidante que você está nervoso para começar?
Harry Potter. Eu tenho curiosidade pra ler essa série, mas eu sinto uma grande responsabilidade pra começar a leitura. Tem muito detalhe e é fictício demais, então fico intimidada a lê-lo. 

35. Poeta preferido?
Não gosto de ler poesias tanto quanto leio prosas, mas gosto do Fernandinho Pessoa. Prefiro ouvir poemas em forma de música, então vou botar o Renato Russo aqui no meio. 

36. Qual foi a maior quantidade de livros que você pegou da biblioteca de uma só vez?
Eu sempre peguei um de cada vez. 

37. Quantas vezes você devolveu livros que não leu à livraria?
Nunca devolvi livros à livraria, porque acho que a vendedora me daria uma livrada na cabeça. Mas já devolvi muitos livros que não li à biblioteca, então perdi as contas. Isso é sede de leitura, sabe? A gente vai na onda de pegar um livro pra ler mesmo sabendo que ainda tá lendo outro ou que não vai conseguir concluir a leitura, mas não se importa. Aí acontece isso.

38. Personagens preferidos da literatura?
Hazel Grace, Liesel Meminger, Bentinho, Bridget Jones, Corey Sanders (lista infinita).

39. Vilão preferido:
Eu sempre torço pra galerinha do bem (faz paz e amor com os dedinhos).

40. Livros que você leva em viagens:
O que eu estou lendo. Não costumo reler livros. 

41. O maior tempo que você ficou sem ler livros:
Comecei a engatar na leitura esse ano e me sinto muito feliz por isso. Então eu já passei muito tempo sem ler, montando grandes intervalos entre um livro da escola e outro. Desde a pré-adolescência que eu não lia tanto (orgulhinho).

42. Um livro que você não terminou de ler:
Vários, mas vou escolher A Cabana. Criei muita expectativa pra ler essa história e quando cheguei na metade não aguentei mais, porque achei muito chata. Como faz muito tempo que isso aconteceu, pretendo retomar a leitura pra ver se eu vou gostar dessa vez.

43. O que te distrai quando você está lendo?
Telefone, pessoas me chamando, televisão passando aquela cena da novela que a gente esperou tanto pra assistir, fome, sono. 

44. Adaptação preferida para filme?
O Menino do Pijama Listrado, porque preferi o filme ao livro (podem me enforcar agora).

45. Maior decepção com adaptação para filme?
Ainda não tive nenhuma decepção com adaptações, porque a maioria dos livros que eu li não viraram filmes.

46. Maior quantidade de dinheiro que já gastou numa livraria?
Não sou tão consumista, então eu comprei poucos livros durante a vida. A maioria eu ganhei ou roubei da biblioteca do Educafro. 

47. Quantas vezes você folheia um livro antes de ler?
Poucas vezes. Geralmente eu olho a capa, a sinopse, dou uma folheada básica e começo a ler. 

48. O que te faz parar de ler um livro na metade?
Quando eu sinto que a história fica cansativa, parada, sem rumo, repetitiva. 

49. Você gosta de manter seus livros organizados?
Sim, eu gosto de deixar meus livrinhos na minha prateleira bem bonitinhos. 

50. Você prefere guardar os livros ou dá-los para alguém assim que terminou de ler?

51. Tem algum livro que você está evitando ler?
Não, tô aceitando qualquer livro, gente.

52. Um livro que te fez ficar com muita raiva.
Não me Abandone Jamais. Não fiquei só com raiva, mas muito chateada também. 

53. Um livro que você não esperava gostar mas gostou?
O Futuro da Humanidade, do Augusto Cury. 

54. Um livro que você esperava gostar e não gostou?
Vou repetir On The Road e A Cabana, porque foram poucas as minhas decepções literárias. 

55. Literatura prazerosa preferida, sem culpa?
O Diário de Bridget Jones, sem culpa. Me diverti demais com esse livro e super recomendo. 


Para ler as resenhas que eu escrevi aqui no blog, clique em Pudim

Manie
estudante de jornalismo, escritora por amor e professora nas horas vagas. 22 anos, moro em Floripa com meu companheiro e tomo cerca de 5 doses de café diárias. amo cheiro de livro velho e sou gamada numa biblioteca. adoro vinho barato, noites frias - dessas que sai fumacinha da boca. sou rolezera, mas também gosto de ficar em casa de buenas fazendo sopa.

talvez você também goste:

10 comentário (s)