Sobre o medo da superficialidade

26/10/2013


Antigamente, quando a nossa vó queria ganhar dinheiro "fácil", ela fazia umas coxinhas marotas e ia vender na feira. Hoje em dia, essa coisa de dinheiro fácil se voltou a um assunto: ter um blog.

Há algumas semanas eu pensava bem diferente de como eu penso hoje. Eu ficava histérica quando me faltava a criatividade nossa de cada dia. Um dia sem postar era como um dia sem tomar banho: inaceitável.

A nova onda blogueira, onde tudo é fofinho, faz com que a gente se inspire muito - e como! -, mas também pode ser um precipício sem fim. Vamos tomar cuidado com a superficialidade e com a ostentação, galerinha. Eu quase caí nessa, mas com muito auxílio consegui voltar à minha consciência. [Depoimento de Páginas da Vida off].

Se você tá começando agora a blogar, guarde alguns conselhos no fundo do seu coração: 



DICA 1

- Cuide do seu blog com carinho, sem querer transformá-lo num anúncio virtual ambulante. Se quiser fazer parcerias, entre em contato com editoras/lojas que realmente tenham a sua cara e, consequentemente, a carinha do seu blog. Se você não fala sobre livros e odeia ler, pra quê fazer parceria com editora? Um banner sem sentido na sua página lateral não vai credibilizar seu blog.


DICA 2

- Se você escrever uma resenha, se preocupe mais com a história que vai contar do que com as fotos com fundo desfocado que pretende postar.


DICA 3

- Dê realmente a sua opinião sobre o filme que viu, a série que acompanhou ou o livro que leu. Não adianta copiar apenas as sinopses pra ter um post do dia, porque, como eu li em um blog, existe o Google pra isso. Debata sobre os temas, deixe sua marquinha, conte pra gente como aquilo te inspirou e como você gostaria que inspirasse a gente também.


DICA 4

- Não fique correndo desesperado pela casa se você não tiver inspiração para postar todos os dias. Lembre-se que os blogueiros famosos possuem uma equipe de colaboradores bem extensa pra ajudá-los com as postagens enquanto eles vão para eventos, fazem intercâmbio ou viajam. E, pensa bem: várias cabeças pensam bem mais do que uma só.


DICA 5

- Jamais chegue em um blog apenas com a intenção de divulgar o seu. Quando ler um post e quiser comentar, evite apelar pra que visitem sua página. As pessoas vão ficar com medo de você. Deixe o link do seu blog no final dos comentários e pronto: se alguém quiser visitar, vai se direcionar ao link.


DICA 6

- Pelo amor da Nossa Senhora de Todos os Blogs, minha gente: nada de segue que eu sigo de volta, nem retribuo seguidores, nem curto a fan page de volta. Como você pode afirmar que vai curtir algo que nem conhece? Isso não é o mesmo que responder o bom dia que o tio da padaria te dá. Isso é ostentação por números, que muito provavelmente está relacionada à uma vontade muito grande de descumprir todos os conselhos acima e mergulhar na ilusão de ficar rico com o blog.


DICA 7

- Números podem te ajudar a formar parcerias, mas nunca vão suprir os pedacinhos dos seus corações (essa vai pro próximo livro do John Green, heim, palmas). Eu tenho o Pe-dri-nha desde 2009 e cerca de 250 seguidores pelo Google Friend Connect, sendo que metade dessas pessoas nunca mais voltaram aqui. Será que é bacana mesmo ter fantasmas ali na caixinha de seguidores ao invés de pessoas que te visitam, se importam com o que você posta, mesmo que seja uma vez por mês?


DICA 8

- Não peça pra família toda curtir sua fan page no Facebook, se você tiver uma. Eu tenho 83 seguidores e os únicos que eu sugeri que curtissem foram amigos que eu sei que gostam do Pe-dri-nha. E uma vez, postei no meu perfil pessoal falando pras pessoas que gostam do blog curtirem a página. Nada mais.


DICA 9

- Lembre-se que muitos blogs famosos começaram sem ambição, como um espaço para desabafos ou interesses realmente pessoais. Não é necessário fazer do seu blog uma sessão de terapia, mas você pode criar posts que realmente ache interessante, que sejam diferentes e inspiradores... Que partam de dentro para fora, principalmente.


Eu quis criar um post com esse tema pra alertar todo mundo sobre a questão da superficialidade. Eu morro de medo de cair nessa sem querer, se é que não caí em algum momento nesses 4 anos de blog. Não sou nenhuma deusa dos blogs, nem dona da razão, mas essas são questões importantes não só pra quem tá começando a postar, mas também para quem já tem um cantinho virtual há um certo tempo.

A maioria dos blogs hoje em dia estão "tudo igual" e a única maneira de fugir dessa superficialidade toda é deixar os nossos blogs com a nossa cara e fazer tudo com muito amor e carinho, sem desejar nada em troca.

Você poderá gostar também:

36 comentário (s)

  1. Adorei. Eu tenho meu blog desde 2010 e no início era só um cantinho pra escrever mesmo. Uns meses atrás eu mudei a cara dele e tirei todos os posts antigos, deixei tudo como rascunho. Um dos meus medos é acabar ficando igual a todos os outros blogs e sem uma identidade própria. Retirei os textos antigos só porque eu estou numa fase diferente e eles já não me faziam bem, mas não quis apagar pra não esquecer dos que passou. Acho que a pessoa tem que fazer do seu blog o seu lugar e não uma vitrine de propagandas. Gostei mesmo do que escreveu ali em cima e todo mundo que tem um blog, ou que planeja ter um, deveria ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Pe-dri-nha também era assim em 2009, um cantinho pra eu escrever... e eu to retomando isso de uns dias pra cá, sem abandonar as novidades que tem hoje nele.
      também tenho o mesmo medo que você Yasmin,mas só de termos essa consciência já é um grande passo!

      fico contente por ter gostado do meu texto! obrigada pelo comentário ç-ç

      Excluir
  2. Adorei e concordo com cada palavrinha que escreveu, de verdade. Hoje em dia, tem milhares e milhares de blogs que a maior preocupação dos donos é conseguir seguidores (nem sempre leitores). E as pessoas fazem isso errado, elas querem puxar as pessoas por meio da insistência, por meio do segue-que-eu-sigo-de-volta, ao invés de querer seguidores que realmente gostam daquilo que escrevem... Amo seu blog Manie, e esse post me deixou muito feliz, de verdade :)

    Beijos,
    Carol - Palavras Aleatórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico muito feliz que cês tenham gostado do meu texto! principalmente por saber que se identificaram com a mesma ideia ^-^

      é verdade... existe uma grande diferença entre conseguir seguidores e leitores.
      tem muita gente que lê meu blog e que não me segue e posso garantir que compensa muito mais do que ao contrário, viu.

      obrigada pela visita!! e muito obrigada pelo carinho çç

      Excluir
  3. Concordo! Sabe o que é pior? Quando uma criança (não falo no sentido pejorativo, criança mesmo, 11, 12 anos) te ~~segue~~ sem você pedir. Aí elas ficam profundamente magoadas/vingativas/raivosas se você não seguir de volta. A ponto de te constranger.. já cedi algumas vezes, agora tô ignorando, só sigo se eu gostar ou se eu achar que tem potencial.

    Strawberry Fields

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, Isa... pior é quando a pessoa tem mais de vinte e continua fazendo a mesma palhaçada.
      essa coisa de vingança na blogosfera não tá com nada. tem muito blog por aí que eu comento ou sigo e nem por isso deixo de fazer essas coisas por não ter retribuição.

      obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Super verdade isso ai que você disse.
    Temos que tomar muito cuidado, afina, a blogosfera pode acabar se tornando em pesadelo.
    onandoffoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, Gustavo. o sonho pode se tornar pesadelo rapidinho e a gente nem percebe!

      Excluir
  5. Posso reproduzir seu post pelo mundo?! Foi tudo muito bem apontado! É normal quem começa um blog ficar ávido por receber visitas e comentários, mas acho que tudo isso se ganha com o tempo. Você conquista visitantes pelo conteúdo legal que publica, visitando outros blogs, mas sempre sendo gentil e original. Eu, pelo menos, tenho aversão a esses comentários ctrl+c e ctrl+v! Não mostra nenhum interesse em ler o conteúdo do post e comentar sobre ele. Aos poucos os caminhos vão se abrindo, então o segredo é ter paciência e perseverar se a vontade é ter um blog famoso - o que, no meu caso, não é o que busco. Minha ideia com o blog é só publicar o que der na telha, quando der vontade. E me comunicar com o pessoal querido que comenta, conhecer pessoas e novos pontos de vista! (:

    Ahh, já ia esquecendo: obrigada pela dica que deixou nos comentários! Vou já procurar "Um Pequeno Filósofo"!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha pode reproduzir sim, Thay! que bom que você se identificou com as minhas ideias ^-^
      olha, não te digo que eu não fico feliz com comentários e com leitores a mais, mas não me foco mais nisso não. se prender a isso tira o real significado de ter uma página na internet.

      eu pretendo continuar postando as coisas que eu gosto, mas fazendo o mais pessoal possível, pra não cair nessa rede de mesmice ç-ç e não digo só maquiagem, unha da semana e look do dia não. eu falo de livros, filmes, conteúdos culturais e etc. tá tudo igual e deus me livre o Pe-dri-nha ficar igual também!

      obrigada pela visitia, Thay! beijinhos

      Excluir
  6. adorei e concordo com tudo! dá até um desanimo em abrir o blog e só ver comentários de 'seguindo, segue de volta??' olha, odeio! tem muito blog por aí que o conteúdo é uó e tem milhares de seguidores ( aí se nota de longe que usa essa prática)...
    já disse que amo seu blog? <3 hahahaha
    beijo manie! champagne supernova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desanima mesmo Suuh... há um tempo eu nem me importava, mas com essas novas ideias brotando na mente, essas coisas desanimam mesmo... o que vale é continuarmos fazendo isso tudo pra nós mesmos e pra quem realmente valoriza, né?

      oun, obrigada *-* um beijo!

      Excluir
  7. Pra mim você pode até não ser a deusa dos blogs, mas com certeza é a mais fofa! :3
    Eu concordo com tudo também. Eu tento dar minha real opinião em tudo, e nem comento nada se não tiver tempo pra ler - porque nós sabemos que comentários pedindo pra seguir é de cortar o coração, sinceramente. E confesso que no início do blog pensava em aumentar muito o número de seguidores até que me dei conta que a maioria nunca me visitava e hoje tenho um carinho realmente especial pelos que fazem questão de passar por lá em cada post novo. Sem retribuições e nem pressões, só a felicidade ler o amor escrito das pessoas, como aqui. Porque mesmo que você nunca tivesse visitado meu blog eu ficaria aqui sempre mesmo assim. E tem que ser assim, comentar sem esperar o mesmo em troca.
    Eu acho que não cai na mesmice dos blogs. Tento falar de mim em cada post mesmo que o post não seja extremamente pessoal, e posto sobre tudo o que eu gosto. E nos dias sem inspiração, não posto. É melhor do que postar qualquer coisa só pra ter mais visualizações.
    Bjo, Sel ;*

    Jovens Gordinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oun obrigada ç-ç
      seu blog é especial também, Sel. eu noto que em todo post você narra algo do seu dia-a-dia e depois fala do assunto que quer postar... isso é bastante criativo ^-^

      realmente, melhor não postar do que postar qualquer coisa só pra visualizarem!

      beijinhosss!

      Excluir
  8. Oi, Manie!
    Seu blog é lindo e adorei as dicas. A maior parte delas eu sigo. E penso como você. O blog é meu, então te que ter a minha cara, e não um monte de coisas que não tem nada a ver comigo.
    Parabéns pela originalidade. E não se preocupe se por acaso se desvie um pouquinho de seu caminho, o importante é ter em mente nossos princípios.

    http://www.minhassimpressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi!! muito obrigada *-*

      sim, postar coisas que não tem a ver com a gente não é legal, nem prazeroso!

      beijinhos!

      Excluir
  9. Manie, é por essas e outras que te acho uma FOFURA ♥!
    E me espantei com esse post, porque há dias que penso sobre esse tema e cogitei postá-lo (aliás, ainda quero postar... apesar de o teu estar tão bacana, que dá vontade de mandar pra todos os blogueiros sem noção esse link desse teu post hahahaha), mas sempre acabo postando outras coisas.
    Há blogueiros que não são famosos que vivem em busca da fama, a qualquer custo, e eu acho isso deprimente e cansativo. Fico cansada de ver o dito cujo se matando pra fazer com que seu blog tenha mais seguidores, mais comentários, mais visitas. Tudo se resume a números. E o que dizem os números? (Matemáticos, respondam. Falou em números, eu saio de cena.)
    Eu sei é do amor, do prazer de fazer o que se gosta. Você lembra como meu blog era beeem visitado, beeem comentado, cheio de números e blablablá? Hoje ele não é tããão badalado assim, e a razão é simples: eu não tenho tido tempo de comentar nos blogs que antes comentava. Eu tinha uma lista enorme de blogs bacanas e fazia questão de comentar nos posts, porque eu realmente gostava. Hoje o meu tempo é tão curto, que mal tenho tempo pra postar no meu blog e retribuir as visitas que me fazem. Ainda assim, adoro, de paixão, a blogosfera e adoro ainda mais os blogueiros que blogam por prazer, por divertimento, por amor. Quando a obrigação, o desejo por popularidade fala mais alto do que o amor, ih... lascou, não vai dar um bom blog, um blog sincero, sabe?
    Enfim, ufa, escrevi muito, hein?
    Ai, como sou prolixa! (risos)

    Um abraço, Manie fofurinha!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nhaaa *-*
      eu adoro suas visitas, Erica <3
      obrigada pelo comentário... e não se preocupe se seu blog não tá tão badalado como antes. continue postando com o amor e carinho que você posta!

      números são só números... a gente pensa "olha, fulano tá seguindo meu blog, mas será que ele vai me visitar mesmo?"

      adoro taaaanto o que você escreve!! beijinhos!

      Excluir
  10. Madura, inteligente e soube o que disse. Parabéns, muita gente precisa ler isso, ai ai

    ResponderExcluir
  11. eu não gosto publico assuntos do blog no face pessoal. acho bastante chato.
    boas dicas pra quem tá começando.

    abraços :)

    ResponderExcluir
  12. Super verdade. Escrevo muito, amo isso e consequentemente, meus textos não são pequenos. Tá na cara quando a pessoa que comentou leu ou não. Sinceramente, melhor ter 1 ou 2 comentários sinceros do que 20 dizendo: ah, que lindo! amei! Visita o meu blog?
    Acho que tudo se tornou questão de ibope e não de criar laços com as pessoas. Não conhecia seu blog, encontrei por acaso e vou voltar sempre que puder. Gostei de você! =) Um beijo!

    lenisebruna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada pelo comentário, Lenise... eu também prefiro ter 1 ou 2 comentários sinceros, assim como o seu, do que 400 falando pra seguir o blog.

      fiquei feliz que gostou daqui! obrigada *-* beijos!

      Excluir
  13. Oi Manie!

    Sinto saudade dos diários virtuais mesmo que: eu não o faça mais. Hoje em dia dar opinião na internet ou contar a sua vida é pano para meme, para gente caindo em cima para dizer que sabe mais ou apenas para zoar. Ok, não vamos levar a vida tão à sério, mas que o mundo blogueiro ficou meio chatinho, ah isso ficou. Até mesmo eu me acho chata xD

    Ai ai... Essa coisa de seguir acompanho mais no instagram, mas também tem em blog. Bem o mal é uma disputa, uma pseudo profissão e virou mesmo... E olha, tem blogs que eu admirava mas de repente parei por causa de: mudou o foco que me encantou.

    Beijocas :***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lena! ainda bem que não tenho instagram hahaha
      obrigada por deixar sua opinião! fico feliz que tenham blogueiros que concordam comigo nessa ideia!
      não precisamos contar como foi cortar a unha do pé, mas também enche o saco quando fazemos do blog uma revista capricho - nada contra haha

      beijinhos!

      Excluir
  14. Quem mais nessa blogosfera tem a capacidade de nos dar um tapa na cara e nos deixar sorrindo, com vontade de mais tapas na cara? Só você Manie! rs Eu mosso de medo de cair na futilidade, no "todo mundo faz" e pior: "vou fazer pq todo mundo vai gostar e comentar". Sai correndo quando me percebo, nem que por um minutinho, sedendo a certas "barganhas". Eu tenho muita sorte de ter encontrado o pedrinha desde o início do meu blog. De ter encontrado ajuda aqui, todos os"tapas na cara" foram válidos, e sempre serão. Quando o Viva crescer quer ser igual o Pedrinha! rs. Obrigada pelo post MA-RA-VI-LHO-SO! Vou contar no meu depoimento do páginas da vida tbm u.u kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3
      não tem essa não, viu, Paula? não é só porque o Pedrinha é mais velho que é mais experiente hahahaha
      nossos blogs tão caminhando juntos, um trocando ideias com o outro!


      muito obrigada pelas suas visitas e por todo carinho! *-*

      Excluir
  15. Conheci seu blog no grupo do face "Um orgulho? Ser blogueiro". Você deixou o link pra essa postagem em um comentário de uma publicação onde eu divulgava um post. As outras meninas que comentaram deixaram a frase "Seguindo, segue de volta?" Fui olhar, e só 3 tinham realmente seguido meu blog. Vai entender... Estranho foi que logo o seu me chamou a atenção, e bom, não me arrependi de ter visitado.

    Enfim, adorei a postagem e seu blog.
    Acho muito mais simpático quando apenas deixam o link ao fim do comentário. Sempre visito quando fazem isso.
    PS: Adorei os gifs *-*

    E não acredito que você é de Santos! Adoro quando encontro blogueiras do litoral haha

    Beijinhuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai, Maryana, que bom que você gostou ^-^ eu espero que alguma delas tenha lido.
      não é por mal, a ideia não é apontar na cara de ninguém... mas tentar dar mais sentido ao que elas fazem na internet, aqui no blog.

      obrigada, de verdade! *-*

      Excluir
  16. Conheço o seu blog a pouco tempo e o motivo pelo qual eu o salvei em meus favoritos é justamente esse: Ele é diferente. Entro aqui e me sinto bem, não te conheço mas dá pra vê que ele tem o seu jeitinho, é tudo pessoal, tudo muito seu e eu acho isso tão acolhedor!

    Parabéns (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oun, obrigada *-*
      fico feliz que ache isso daqui!

      Excluir
  17. VocÊ falou TU-DO. Eu odeio isso de segue que eu sigo de volta, eu juro que ignoro totalmente esse tipo de comentário, nem me dou o trabalho de ir no blog da pessoa. Eu sou uma péssima blogueira, confesso. Apareco no blog uma vez por semana e olhe lá, mas é como eu sempre digo. Eu criei o blgo porque tava ficando chato escrever só pra mim, não tenho a intenção de ficar rica com ele nem nada. Aconteceu ( e eu ainda acho que é um milagre) de quase 300 pessoas gostarem do que eu escrevo. E quando você comea a correr contra o tmepo pra postar todo dia, acaba fazendo posts superficiais que não vão acrecentar nada na vida de ninguém.
    Olha, digo isso pra poucos blogs, seu blog é ótmo.
    Meso.
    Beijão
    barradosno-baile.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah *-* eu fiquei muito feliz com a repercussão desse texto por aqui!
      muito obrigada pelo comentário! é muito bom escrever tranquilamente pro blog, quando bate vontade/inspiração!!

      um beijo!

      Excluir
  18. AMEI o post! Às vezes acabo passando tanto tempo postando só coisas pessoais e visitando tantos blogs "iguais" como você acabou de comentar, que eu me sinto deslocado. Mas aí eu paro pra pensar no verdadeiro objetivo do meu blog e fico feliz. Não me importo de ter apenas um comentário em meus posts, o que importa mesmo é a verdade em que escrevo e vivo minha vida blogueira, mesmo que de forma simples. :)
    Adorei o blog, te achei lá no da Del! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não se sinta deslocado, não! é só você selecionar melhor os blogs... tem muitos blogs que não são tão pessoais que são muito legais, pois são criativos... muitos outros acabam copiando esses blogs e perdem a originalidade :D

      obrigada pelo comentário! fico feliz que gostou daqui ^-^

      Excluir