Se Arrependimento Matasse

19/12/2013



Sabe aquele livro que a gente não vê a hora de descobrir o desfecho? Ontem mesmo eu estava nas últimas páginas de um livro policial e minha prima de 6 anos estava querendo brincar de escritório. Ela perguntava "qual seu nome, moça?" e eu respondia, olhando pras páginas amareladas "como assim gente meu deus foi essa pessoa que matou fulaninho!!" (assim, tudo junto, sem vírgulas, meio desesperado). 

Se Arrependimento Matasse é o livro que eu citei no parágrafo anterior. A história foi criada por Alma Cervantes, um jovem escritor que está cada vez mais empenhado na sua carreira literária. Quando ele aceitou a parceria, saí sambando pela casa, toda feliz, pois foi a primeira parceria envolvendo livros aqui no Pe-dri-nha. 


Sabe aquela sensação inquietante estilo "quem matou Odete Roitman?" que a gente sente nesse tipo de história? Eu já li muitos livros desse gênero, desde os da série Vagalume à Agatha Christie (diva) e confesso que foram poucos os que realmente me passaram essa inquietação de querer descobrir o assassino. Se arrependimento matasse provocou essa ansiedade em mim e eu fiquei muito curiosa em relação ao seu desfecho (que por final, foi extremamente bem elaborado).

Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo. Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspedes.
Tensão. A revelação de um detetive. E um desfecho surpreendente.


Conhecem a sensação de quando a gente tá vendo um filme ou mesmo lendo algum livro e sente um calafrio? Quando o enredo foi ganhando força, o clima de suspense me deixou um tanto com medo. Isso aconteceu devido à descrição dos ambientes bem elaborados. 

Na treva absoluta das três horas da madrugada, era impossível enxergar mais do que dois metros à frente. Pessoas facilmente impressionadas poderiam dizer que esta era uma dimensão à parte do mundo, engolido pela escuridão em um frenesi de perversão ou até mesmo algum tipo de julgamento divino.

A única coisa que me incomodou um pouco foi ler todos os pontos de vista, de cada uma das personagens, ao delatarem sobre o dia do assassinato. Se esses relatos tivessem sido um pouco mais diretos, essa parte não ficaria tão cansativa. 

Gostei muito da quantidade de diálogos, pois essa ideia de discurso direto me agrada bastante, já que assim a leitura flui mais rápido e a gente se aproxima mais das personagens. Vocês também gostam?


O livro possui 246 páginas, todas amareladinhas e com fonte num tamanho bacana, o que, ao meu ver, passa mais leveza na hora da leitura. A capa transmite bem a ideia de assassinato e suspense, com cores escuras e detalhes em vermelho, que eu interpretei como se fosse sangue. 

Na dedicatória, o autor diz: A todos os que me apoiaram desde o início; e também a todos os que viram com preconceito. E eu digo que, apesar de o nosso país não nos dar tantas facilidades para ser escritor, espero que Alma Cervantes continue empenhado nessa vontade, pois ele tem um longo caminho literário pela frente que vai continuar surpreendendo muita gente. Espero os próximos livros!




E-mail para compra direta com autor: almacervantes@outlook.com.br

Também à venda nas principais livrarias: Saraiva, Livraria Cultura

Meu perfil no SKOOB

Você poderá gostar também:

22 comentário (s)

  1. Adoro esse tipo de livro. Devo confessar que gosto da Christie, mas os livros dela não são tão, bem... Enfim... Já leu "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres"? Se não, leia!
    Esse livro parece muito bom. Não gostei muito da cara do escritor. É meio... desanimada ahhahahaha Sorria, boy, é para a capa do seu livro!
    Beijos, E.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostei dos livros da Agatha Christie que eu li... na época eu achei bem surpreendente.
      não li esse ainda, mas quero muito ler (e ver o filme) hihi

      obrigada pela visita!

      Excluir
  2. UAU!!! Achei super interessante! Quero ler!!! Adorei a capa!
    http://saracavalcantes2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela visita, Sara ^-^
      espero que você leia e goste da história!

      Excluir
  3. Eu nunca li um livro parecido, somente as obras de Dan Brown, que são as que estou lendo agora. Uma ótima dica!

    ACESSO PERMITIDO: Viajante.
    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falam muito bem dos livros do Dan... espero um dia ler e gostar! beijinhos

      Excluir
  4. Parece bem legal, este livro. A capa é linda - e amo as páginas amarelas, mil pontos, hahaha. Você me instigou bastante a querer ler o livro, *o* (adorei as fotos!) Beiiijos,


    Chel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaa você voltou com o Corujando *samba na cadeira*

      oun, que bom saber disso... eu adoro quando inspiro vocês a lerem os livros que eu resenho. talvez esse seja o principal objetivo que eu tenho ao escrever essas resenhas :D

      beijinho, Chel

      Excluir
  5. Alma... Nunca tinha visto um homem com esse nome, que interessante!
    Livros/séries/filmes policiais são tão incríveis! :3 Queria baixar em pdf, mas como é novo não deve ter... :/
    O livro em que mais senti esse medo e calafrio foi Sangue de Lobo! ^^
    Bjo, Sel ;* | Jovens Gordinhas ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também achei bem diferente o nome dele... não sei se é apelido ou nome mesmo, mas é legal.
      não sei te dizer se tem em pdf, provavelmente não...
      nunca li Sangue de Lobo, mas se dá medo, deve ser bom! dá um desespero na hora de ler esses livros, mas a gente parece superar o medo de estar sozinho lendo as páginas quando fecha o livro.

      beijos, Sel!

      Excluir
  6. Sua resenha me instigou, principalmente ao citar Agatha Christie em meio a tudo isso (aliás, ótimo gosto, tanto seu quanto do autor). Fiquei com vontade de ler :3
    Sucesso para ele!
    xo, Nicolle

    Dias e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom, Nicolle ^-^
      espero que você tenha a oportunidade de ler esse livro também! beijos e obrigada pela visitinha.

      Excluir
  7. Garota, posso te falar uma coisa? EU ADORO A MANEIRA QUE VOCÊ RELATA AS COISAS! ... eu estava lendo as últimas páginas de um livro policial, e ... "como assim gente meu deus foi essa pessoa que matou fulaninho!!" isso deixa seu blog uma maravilha, é a sua cara. Toda vez que vejo no meu feed que tem postagem nova aqui, eu venho pronta para sentar, ler com toda calma e aprender uma novidade com você. Hoje foi este livro, não sei como, nem porque me abriu a curiosidade, então eu vou arriscar sim. Já começou bem porque sou fã maluca de livros policiais e etc e tal. Bem, acho que vou me dar bem com ele.

    http://trezedigitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha ai é tão legal ler isso ^-^
      obrigada pelo carinho, Lisa ♥

      Excluir
  8. Este livro me soou interessantíssimo, não li muitas coisas desse gênero mas nunca é tarde pra começar. hehe
    Acho que autores brasileiros deveriam ter um milhão de bônus e ajuda de toda e qualquer instituição para incentivar a prática, já li e ouvi que é um cenário precário no Brasil.

    Belo blog!
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, eu também não sou fanática pelo gênero policial, mas eu fico muito curiosa pra saber os desfechos de livros como esse. é uma leitura diferente, que parece último capítulo de novela, sabe? "quem matou joão?"

      concordo com você quanto aos incentivos que os autores brasileiros deveriam ter... aqui no brasil tem muitos escritores CHEIOS de histórias pra narrar e com poucas oportunidades. divulgando o seu trabalho no blog já é uma grande ajuda que a gente dá, né? claro que é bacana resenhar livros do john green e agatha christie, mas eles não precisam TANTO de divulgação e incentivo como os iniciantes. boa sorte pra cada um deles ^-^

      obrigada pela visita!

      Excluir
  9. AMO a Agatha Christie ♥ ♥ ♥
    E Manie, você TEM que ler o livro "Os vizinhos morrem nos romances", certeza que ce vai adorar!

    Palavras Aleatórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adoro sugestões, Carol ♥ vou anotar, porque esse eu ainda não li

      beijinho!

      Excluir
  10. Caramba, adoro livros que me causam calafrios e arrepios, que me instigam e me deixam ávida pelo final... Adorei, realmente é dificil aqui no Brasil, porém, eu adoro ajuda-los :3 um romance policial que eu amo é de uma autora brasileira, como fazer? haha
    Sim, também acredito! Hoje em dia a maioria vira modinha,. Sim!!! Hazel , meu Deus, eu me senti ela haha E quando li como eu era antes de você, eu podia sentir a dor e o sentimento de incapacidade da Lou. Por enquanto, ainda fico com como eu era antes de você, mas acede é uma graaaaaça, chorei litros e oceanos! haha
    Isso é verdade, fofa :T
    Amei seu blog, viu ? Amei mesmo , mt amor!
    Um beijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, que comentário lindo *-*
      obrigada pelo carinho e pela disposição

      eu também amei a Hazel... não que eu tenha me identificado com ela ou que a gente se pareça, mas algo nela me fez pensar "cara, essa mina é uma diva, arrasa" hahaha
      mal vejo a hora de assistir ao filme, em junho do ano que vem (mês do meu aniversário... quer presente melhor?)

      beijos!

      Excluir
  11. Aí, adoro encontrar livros de novos escritores e Brasileiros. Não lembro de ter lido nenhum livro nesse estilo, por incrível que pareça, mas fiquei bastante afim de procurar esse para ler, quem sabe não será o primeiro de muitos? rs
    Parabéns pela parceria com o escritor Manie ♥♥

    http://denovomaisumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também acho muito bacana, Gabi
      obrigada pela visita ♥

      Excluir