Une fraise, s'il vous plaît

27/03/2014

eu correndo feliz no frio

Pra quem não sabe, eu estava aprendendo francês no site Livemocha, que é um portal de cursos de idiomas gratuito no qual tem desde chinês até alemão. Como eu sou apaixonada (grife o apaixonada) pelo idioma francês e por todos os seus 'érres' puxados e maravilhosos, me inscrevi no ano passado e fiz algumas lições. Separei até um caderninho (que eu customizei aqui) e reservei toda manhã de terça-feira pra concluir uma atividade.

Só que, por conta da minha rotina meio movimentada, acabei deixando o curso de lado, mas continuo amando o idioma. Na minha lista de 'coisas para fazer antes dos 30', está escrito: aprender francês.

Notei que, até o nível que eu me encontrava, o Livemocha me ensinou uma tonelada de palavras "soltas", mas não me ensinou como uni-las em uma frase, nem como conjugar alguns verbos. Se eu for pra França, não vou poder berrar "Une fraise, une fraise, une fraise" pela rua que nem uma louca, né? Ainda tenho que aprender bastante, mas fiquei muito contente com o pouco que eu adquiri. 

Ps: Une fraise: um morango. No francês, morango é um substantivo feminino e se tornou  a palavra que eu mais adoro falar. Iuuuuna frrrrraiiiiiisáááá. 

não tô na França, mas tô em São Paulo, no frio e de boina, o que é quase a mesma coisa

O que eu aprendi?
Muitos substantivos e algumas expressões, por exemplo, aprendi nome de cores, sei contar até vinte, sei nome de algumas frutas e animais, países... E algumas expressões, como "que horas são?", "meu nome é...", "obrigado", "adeus", "olá", "saúde" (quando alguém espirra), etc. Pra quem só sabia falar bonjour, sinto que aprendi muita coisa. 

Vocês querem um vídeo pra me ouvir falando essas belezuras?


O que eu não aprendi?
Não coloque um francês na minha frente porque o máximo que vou falar é "bonjour, je m'appelle Manie" hahahaha. Pra eu conseguir manter uma conversação eu teria que, provavelmente, continuar no Livemocha até o fim do curso OU fazer aula de francês num curso presencial, voltado pro desenvolvimento da pronúncia. 

Pra quem procura um curso presencial com o objetivo de falar bem o idioma, eu sugiro a Wizard, que foi onde eu fiz alguns anos de inglês. Hoje consigo me comunicar bem nesse idioma, porque eles prezam bastante pela conversação. Acho que com o francês, lá não seria diferente.


****

Já que não tô mais estudando francês, dou meus jeitos pra me aproximar desse idioma maravilhoso. Separei 5 músicas muito legais pra cêis ouvirem (tô viciada em todas). A maioria delas eu conheci vendo "Lugar Incomum", no Multishow", com a Didi Wagner, conhecem? Ela foi pra Paris (aaaaaaa) e quando tocava alguma música, aparecia o nome embaixo. 












Au revoir!


Você poderá gostar também:

12 comentário (s)

  1. Êêêê! Cê não tem ideia de o quanto procurei músicas francesas boas. De verdade, ahhaha
    Depois de assistir Amélie eu comecei a gostar da França. Antes achava clichê demais (enfim, bobeirinhas) e aí adorei o modo como Amélie linda e diva fala e até fiquei com vontade de aprender. Acho meeeeegaaaa fofo! :3

    Bjs, Ana.

    p.s: os gifs do post (que você perguntou) são todos do weheart it (com umas tags like "trees gif" e algo assim) ou de tumblrs aleatórios... :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amélie ♥
      eu gosto muito da arte francesa e os filmes não ficam pra trás... alguns eu assisto só pra ficar ouvindo os personagens conversando em francês hahahaha

      obrigada por me responder! vou ver se acho gifs legais hihihi beijos!

      Excluir
  2. Para tudo! Meu sonho nessa vida é aprender francês também e eu adorava o Lugar Incomum com a Didi! Mas eu ainda não sei aprender a falar nada, mas um dia eu consigo porque o meu outro sonho na vida é conhecer Paris e eu preciso pelo menos saber falar as coisas básicas quando UM DIA em um futuro não tão distante, acontecer de eu ir hauhauhuahua e poxa, tá quase lá essa foto no Museu do Ipiranga, o jardim foi inspirado em Versalhes mesmo HAUHUAHUHAUHA! Mas você acha que apesar de tudo isso, vale a pena continuar ou estudar pelo livemocha? Eu acho que sentiria falta de conversação mesmo que nem você.. Preciso saber como falar e se estou falando certinho ahuhauhau!

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isaaaaaaa
      inspiração total em versalhes, né? hahaha é mt lindo esse museu... só que pra andar até a entrada demora uma eternidade, pq o espaço é muito grande, fora a escadaria do capeta que a gente tem que subir hahaha

      então, eu acho que o livemocha vale à pena pra aprender algumas palavrinhas, expressões... mas não acredito que a pessoa saia fluente de lá, a menos que estude todos os dias, consulte outros sites, conheça franceses, veja filmes/ouça músicas no idioma, enfim, se dedique muiiiito.

      beijinhos!

      Excluir
  3. Faz um tempinho, mas eu também estudei francês pelo Livemocha! *--*
    Quando conheci esse portal fazia apenas lições em inglês, mas não me ajudaram em nada com relação ao que já sei do idioma, daí passei a corrigir lições em inglês e abri para fazer as aulas em francês. Estou no nível básicão, com um vocabulário mega simples, mas acho uma ótima plataforma para ter algumas noções básicas.
    E acabei desenvolvendo uma paixão por francês e já assisti vários filmes, tudo duplado só para escutar o modo "fresquinho" deles falando, hahahaha. Mas eu falando é uma pequena tragédia :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha eu tenho muita dificuldade pra falar aquele 'R' no meio da frase... é muito difícil!
      um dia a gente chega lá, Pâm!

      Excluir
  4. Também sou louca para aprender francês Manie, quem sabe um dia... Adorei as músicas, muito gostosinhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são adoráveis, né? principalmente a primeira ♥

      Excluir
  5. Acho o francês encantador, eu adoraria aprender. Adorei conhecer esse site.
    E espero que você aprenda muitas coisas! <3
    Beijos, Cyn.
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, Cynthia! quando você quiser aprender algumas coisinhas de algum idioma que tenha curiosidade, já sabe que existe o livemocha hihi beijos!

      Excluir
  6. Que post legal ! Alias estou amando seu blog :) Queria abrir uma tag "dicas de francês" no meu blog mas não sei bem como abordar a coisa, talvez um dia...
    Você conhece o Stromae ? Acho que ele ja faz sucesso fora da Europa, se não for o caso da uma conferida, os clips dele são otimos e as letras geniais, não deixe de ver a tradução ! Recomendo "Papaoutai", "Tous les mêmes" e "Formidable". Outros artistas dos quais você talvez goste também são a Coeur de Pirate, a Zaz, o Julien Doré, o Christophe Maé, os BB Brunes... Se vc chegar a ouvir algumas musicas me diz o que vc achou !
    Mil Beijos :*

    malemolencias.blogspot.fr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada! aliás, merci! hahaha ^-^
      não conheço a stromae, mas vou procurar... assim como alguns que você citou

      um abraço ♥

      Excluir