Amante das velharias

17/05/2014




Não tenho paciência pra livro novinho, nem pra frescurinha. Não aguento essa ideia de "cuidado pra não fazer orelha" ou "não abra a página mais que 90 graus". Eu gosto de livro surrado, velho, com história pra contar e com história dentro também. Aquele livro que foi do pai que foi do tio que foi do irmão do vizinho. Que você pega, abraça, sente as palavras entrando no seu corpo e agradece por estar vivo e poder sentir algo assim. 

Ou, sei lá, pode até ser novo. Eu amo comprar/ganhar livros e sentir aquele cheiro de Saraiva, sabe? Mas não me peça pra ser cuidadosa quando o livro for meu. Se um livro é muito bonitinho, pode ter certeza de que ele não me pertence. Meus livros tem minhas marcas, meu cheiro, um pouco de mim em cada página. 

Eu boto um cd bom pra tocar no computador, aumento a caixinha de som, me jogo no sofá com um casaco vermelho enorme (estilo papai noel) e deixo aquela caneca de café bem do meu ladinho. Aaaaa, que sensação maravilhosa. Abro o livro, na página 67, que foi a que eu parei naquela noite, em que eu tinha ficado puta porque tava morrendo de sono, mas queria continuar lendo.

E uma das melhores sensações do mundo: você acordar e perceber que o livro tá todo jogado em cima de você ou que foi parar nas suas costas, misteriosamente. Ler até dormir é como ouvir aquela música boa até fechar os olhos e se distanciar um pouco do mundo... entrar num mundo só seu.

Mas, ó,
não fique preocupado,
se o livro for seu e
eu pegar emprestado,
eu tomo cuidado. 

Você poderá gostar também:

14 comentário (s)

  1. Você é toda linda Manie! Toda você mesma, toda maluca, toda cheia de vontade e personalidade, toda lindaaaa!!!! Claro que vc tinha gostar de coisa antiga, vc é uma velha no corpo de uma jovem, se toca keridjinha!!! Eu gosto de coisa nova porque sou jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda. rs. Sei lá, acho que é de cada um né? E SABE QNDO EU TE EMPRESTARIA UM LIVRO DEPOIS DESSE TEXTO? Nem agora nem nunca! haha Beijinhos, e mulheeeerzinha, eu amo o que tu escreve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oun ♥
      MAS POXA, lê os versinhos finais de novo porque eu garanti que tomo cuidado com livros emprestados... daí a gente negociaaa

      Excluir
    2. Não me convenceu Manie! rs brincadeirinha! :*

      Excluir
  2. Manie, se minha amiga visse essa postagem ela te tacharia como louca! kjhakhskas, eu particularmente gosto dos dois, tanto os surradinhos quanto os novinhos, mas quando o livro é meu, eu tento mantê-lo perfeito, e quando pego emprestado e a pessoa me pede pra cuidar eu cuido mesmo!

    ACESSO PERMITIDO. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha tem mta gente que me internaria se lesse isso... mas quando o livro é meu eu tenho uma liberdade louca ♥

      Excluir
  3. Confesso que costumo ser chata com meus livros novos... Mas também adoro um livro "surrado" e com uma história por trás... Outro dia mesmo minha cunhada estava limpado a estante de livros que foi do pai dela e nos chamou pra ir até lá e ver se queríamos algum livro... Saí de lá carregada de livros antigos e páginas amareladas!!! Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adoooooro páginas amareladas
      o melhor são as dedicatórias dos livros de sebo

      Excluir
  4. Ainda bem que você toma cuidado com livros emprestados! haushauhshas'
    Não importo em ganhar livros velhos/amassados/rasgados, mas se eu ganhar novinho, com certeza vou ser dessas cheias de frescura! huahsauhsa' >.< De velharias, eu gosto quando vou na casa de algum tio que ele começa a me mostrar fotos amareladas, de um casamento antigo com a noiva de cabelo cheio, ou aquelas coisinhas que tem uma fotinha no final pra gente pôr o olho pra ver. Ou ficar tirando LPs da capa e aquelas coleções de enciclopédias com capa marrom avermelhada com título escrito com letras douradas que eu sempre sonhei em ter...
    Amei a música! ♥
    Sel do Jovens Gordinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é que quando eu tô lendo, eu fico jogada na cama/sofá/chão e não dá pra ler bonitinho, sabe? eu amasso tudo, viro 180º da página hahahaha

      eu AMO coisa velha ♥ quando você vir pra santos, vamos dar uns rolês cabulosos em sebos e brechós

      Excluir
  5. Queria colar esse texto na cara do mundo! Livro bom é livro lido, não livro novo! :D

    ResponderExcluir