Sobre dois filmes paradíssimos, mas legais

26/06/2014


Tão bolada quanto Tati quebra barraco, eu, Manie, me vi aproveitando as minhas madrugadas como nunca aproveitei antes. Diferente da nossa querida funkeira, não tô sentada na esquina, nem esperando ninguém passar. Ultimamente tenho utilizado esse momento do dia (ou da noite, sei lá) pra estudar, mas eu meio que acabei deixando pra fazer tudo o que me dá vontade. Tem dia que resolvo exercícios de ótica, tem dias que vejo filme, tem dia que eu costuro, tem dia que eu simplesmente deito no sofá e vejo a programação depois do Jô. Aprendi a não me sentir culpada por não estudar 20h por dia (e dormir 2h, já que as outras 2h seriam pra revisão) e isso é muito libertador (tipo, muito mesmo).

EU NÃO FAÇO A MENOR IDEIA DO QUE EU TÔ FAZENDO COM A MINHA VIDA saiu no cinema final do ano passado, se não me engano, e eu fiquei emputecida porque os cinemas daqui de Santos não trouxeram ele pra cá. Pior: o cartaz ficou lá no cineroxy quase um mês e no dia da estreia não tinha horário no site. E eu já tava montada no meu salto 15, nas minhas pérolas e perfumes caros pra ir. Ok, superei e hoje estou aqui, viva e tal.


Cara, é um filme paradão. Tem cenários fofos, a fotografia é maravilhosa, as roupas da Clarice são lindas (inclusive já roubei hoje de tarde e elas já estão no meu armário, um abraço a todos), mas achei muito fofurento. Teve momentos que eu tive vontade de chacoalhar a Clara (personagem da Clarice Falcão), porque eu achei ela muito brisadona, sabe? Ela ia falar alguma coisa e a voz ia sumindo e a frase não chegava no.

Porémmm, depois, quando eu tava quase terminando de ver o filme, notei que isso pode ter sido proposital. A Clara é uma menina que passou em medicina sem saber ao certo o que estava fazendo, e, por isso, vive bolando aula no boliche. Lá ela conhece um cara muito demais e ele se propõe a ajudá-la na sua busca por si mesma nesse mundo. E o detalhe é que Clara é totalmente sem personalidade, como ela mesma afirma. Tipo, ela aceita o que as pessoas dão de bandeja, não questiona, não expõe sua real opinião e, literalmente, não faz ideia do que tá fazendo com a própria vida. Talvez esse jeitinho meio lesado seja por conta desse detalhe (ou ela pode ter fumado alguma coisa antes mesmo, nunca se sabe).

APENAS O FIM é um filme que sempre aparecia nos relacionados do Youtube pra eu assistir, mas só parei pra ver ontem. É uma história tão parada quanto o primeiro filme, mas acho que todo mundo acaba se identificando de alguma maneira. 


Uma garota resolve terminar o namoro e fugir prum lugar desconhecido. O rapaz fica meio confuso com a ideia louca da namorada e juntos passam a última 1h juntos, caminhando pela PUC e refletindo sobre suas vidas. As duas personagens são muito bem construídas, mas confesso que a menina é muito (grife o muito) dramática. No começo eu tava admirando as ideias dela, mas depois ela começou a se achar muito Paola Bracho, daí brochei. Já ele, interpretado pelo Gregório Querido Duvivier, é muito divertido com as suas reflexões loucas sobre as coisas. Eu ri muito com a cena do umbigo, assistam. 

Fiquei um pouco entediada no começo, mas depois saquei a parada do filme. É muito realista e nenhum fim de relacionamento é igual aos filmes de Hollywood, então tem que ser parado mesmo. O próprio ex-namorado chega pra namorada e fala "pensei que o nosso fim fosse ser igual aos filmes, mas tá sendo tão simples", algo assim. 

Comparando os dois filmes, vejo que os temas são diferentes, mas ambos se entrelaçam em filosofias sobre a vida. No primeiro, a menina perdida que tenta se encontrar no mundo onde vive; no segundo, duas pessoas que terão que, a partir daquele momento, seguir suas vidas sem a outra... e isso é um pouco "se perder pra depois se achar", também. A realidade que era fixa de repente se quebra e a gente parece sentir, de verdade, qualé a da vida. 

São filmes parados, mas com bastante história pra contar. Tenha paciência, keep calm e aperte o play.

Assista pelo Youtube:
pros dois filmes:


Você poderá gostar também:

17 comentário (s)

  1. Que amorzinho esse seu post.
    Separei aqui para ver mais tarde <3
    Tô precisando de um filme fofurento para voltar a me inspirar mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vejaaaa
      mas se quiser algo mais animado, te sugiro outra coisa!

      Excluir
    2. Não, tô de boas. Comecei a ver aqui e gostei. Vou viajar na onda desse povo doido aí.

      Excluir
  2. Eu já tinha visto Apenas o fim e essa semana finalmente consegui ver Eu não faço a menor ideia...
    São temáticas diferentes, como você mesma disse, mas acho que sempre se encaixa com alguma coisa que estamos vivendo. Eu gostei dos dois, mas principalmente do Eu não faço a menor ideia por causa do drama dela com o pai. Fiquei um pouco frustrada com o final, coisa que não aconteceu com Apenas o fim.
    Bjs!
    www.doceilusao.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também não me frustrei em apenas o fim, mas fiquei meio 'blé' com o final de eu não faço a menor ideia... obrigada por comentar! :3

      Excluir
  3. Andei pesquisando sobre métodos de estudos, organização na hora de estudar e juntei um pouquinho de cada técnica aprendida para adequar ao meu curso e às minhas necessidades. O que eu percebi em toda essa minha jornada foi que: você tem que ter tempo pra estudar, mas também não pode excluir as coisas que você gosta de fazer. Todo mundo precisa de um descanso! É muito melhor estudar menos horas, mas aproveitar com afinco cada minuto, do que passar horas e horas e horas "estudando" sem estar conseguindo se concentrar. Enfim. Bem que você faz em dar uma pausa de vez enquanto.

    Sobre os filmes... Comecei a assistir ao primeiro e confesso que aquela cena da praia que não acabava nunca me fez ficar com preguiça de passar dos primeiros minutos. Não sei se eu não estava no clima, mas não rolou. Vou tentar assistir novamente pra ver se consigo.

    Apenas o Fim virou meu xodózinho por motivos de: Gregório <3
    Adorei as cenas do casal, as lembranças, a forma como a gente se sente dentro da relação deles. Também achei a menina também não me ganhou. Aliás, odiei a interpretação da menina, mas vá lá.

    Sempre gosto das sua indicações de filme. Assisti "Um Dia" e "Remember Me" seguindo suas indicações e AMEI <3 haha

    macabea-contemporanea.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exato, brendha
      não entendo essa galera que acha que estudar pro vestibular é deixar de viver ou, sei lá, ficar dormindo em cima de um livro por mais de 5h seguidas mesmo que o negócio não esteja rendendo...
      se eu vou passar eu não sei, mas tô confiante que pelo menos do melhor jeito eu to estudando hihihi

      isso aconteceu com os dois filmes, comigo... comecei a assistir, vi que eram bem paradões, mas tive fé que iam me surpreender, nem que fosse um tiquiiinho

      meu, fiquei mt feliz em saber que você viu um dia e remember me por minha indicação ♥♥♥ eu amo esses filmes!!

      beijos

      Excluir
  4. Já vi e amei os filmes mesmo sendo muito parado.

    Outra coisa. Vc é professora mesmo de biologia ? vc faz o que ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou prof sim, num projeto chamado educafro XD
      só não me formei em biologia, nem nada... é puro amor

      hey, desanonime-se

      Excluir
  5. Eu não faço a menor ideia do que eu to fazendo com a minha vida (ufa!!!!) é um filme muito parado MESMO!!! Assisti muito tempo depois da estreias, há algumas semanas e atrás, e por causa do Rodrigo Pandolfo (gente, esse cara é amor!!!) e achei lindinho o filme. A Clara é uma chata. Ela realmente fumou alguma coisa antes, sem dúvidas. E me deixou meio bolada porque eu também sou Clara e eu também sou brisada e eu também não sei o que eu to fazendo com a minha vida. Mas gostei muito dofilme, até por ele ser bem curtinho e não ter tanto lenga-lenga assim. A trilha sonora é lindona e a fotografia e tuts tuts tuts também são maneiros. É um bom passatempo e até consegui soltar algumas lágrimas bobinhas no fim...

    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, primeiramente, amei essa ilustração da sua foto de perfil @_@

      e pois é.. apesar de paradão e da clara ser extremamente brisadona, eu curti o filme
      4 estrelinhas tá bom!!

      Excluir
  6. Favoritando o post pra ver depois. Os dois filmes tem gente que eu amo: Clarice e Gregório. Então já é motivo suficiente pra mim ver. Mesmo paradões, parecem ser realmente legais (ou você não teria dado quatro estrelas, né?). Quero ver logo. Talvez já nesse fim de semana.
    Hey Manie! Mandei sua carta! õ/ Mandei como Manie Bittencourt, ok?
    Sel do Jovens Gordinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um dos motivos que me levou a assistir eu nao faço a menor ideia (...) foi a clarice falcão, mas a atuação dela me decepcionou um pouquito :/
      mas eu quis ver porque tinha acabado de assistir um com o gregorinho e achei que seria legal fechar meu ciclo cinematográfico da noite com ela haaha

      EU VIIIIIII O RECADO ♥♥♥ AI OBRIGADA, SEL
      respondo assim que conseguir! *-*

      Excluir
  7. Adorei as tuas resenhas. O filme com a Clarice, por exemplo, tô querendo ver faz tempo. Aqui em minha cidade, no cinema que costumo ir, também chegou o cartaz, mas não a obra, rs.
    Amo filmes parados. O meu favorito é um filme parado. Pior? De época. Orgulho e preconceito, assista ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou louca pra ver esse filme, nina! todos falam super bem dele!! vou ver quando tiver oportunidade XD

      Excluir
  8. O filme da Clarice tem um tempo que quero ver, nem sabia que tinha no youtube, obrigada. O segundo filme eu ouvi opiniões divididas sobre ele, alguns adoraram, outros odiaram. Mas com a sua resenha, acho que vou dar uma nova chance. Por sinal, adorei as duas resenhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre dá uma olhada no youtube porque lá tem mts filmes, inclusive recentes!
      obrigada pelo comentário ;)

      Excluir