3 motivos que me fizeram assumir meus cachos

12/11/2014

I. por cansaço, preguiça e falta de paciência em passar quase 2 horas alisando toda vez que lavava;
II. por preferência em investir em outras coisas (especialmente: viagens, provas do vestibular);
III. por me sentir bem melhor sendo o mais natural possível. 


Quando eu alisava meu cabelo, não gostava de me sentir pressionada a assumi-lo ao natural (ficava puta). Até gostava de cachos, mas com a raiz lisa. DAÍ, há algumas semanas, meu parâmetro de beleza mudou. Na verdade, ele desabou. E hoje, telespectadores, faz exatos 19 dias que eu não encosto chapinha nesses fios que cromossomos de mamãe e de papai me deram. 


A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO AOS CACHOS/CRESPOS NA INFÂNCIA

Você não pode bombardear uma agência de comerciais de shampoo com todos aqueles Photoshops - isso é uma pena -, mas pode perpetuar a ideia de que cabelos crespos e cacheados são bonitos também. 

Incentive as crianças a usarem seus cabelos como são e se sentirem bem com eles. Não zoe, não faça gracinhas, não seja um idiota. As garotinhas cacheadas/crespas de 8 anos já estão muito acostumadas a verem seus fios como algo feio porque a mídia impõe um padrão que elas nunca vão ter. Já tão cercadas por Barbies e princesas da Disney que tão aí pra provar isso. Em desenhos e seriados infantis, a menina de cabelo crespo é sempre aquela figurante, que nunca aparece - e geralmente sofre bullying (uau, quem quer ser ela na brincadeira?). 

Quando eu era pequena, vivia botando toalha de pano na cabeça pra fingir que era meu cabelo. Isso não é bonitinho. E me dói ver isso se propagando hoje em dia, porque gente ridícula (na revolta aqui, mals ae) fica apontando dedo na cara de menininhas e menininhos falando que eles são feios por não terem fios lisos. Parem com isso!


A FRASE MAIS AMBÍGUA DO MUNDO:

"Aliso porque meu dia-a-dia fica mais prático". 

Vale mesmo a pena gastar tanta grana em formol, gente? Será mesmo que é tão mais prático assim? Por que não investir em cremes de hidratação, cortar as pontinhas ressecadas, passar óleos, e, até mesmo, receitinhas caseiras com produtos naturais? 

Não é prático alisar o cabelo. Nunca foi. No primeiro mês da sua progressiva pode até ser, mas quando a raiz começa a crescer, você sabe que não é. O que tá dentro de você nunca vai sair daí. Vai brotar quando menos esperar. Até que um dia você vai se sentir bem o suficiente pra não precisar mais esconder isso. O nome dessa matéria é genética, capítulo fenótipo VS genótipo. 


JÁ TENTEI ABANDONAR AS QUÍMICAS DE ALISAMENTO ANTES?

Sim. Vendo vídeos de cacheadas no Youtube, posts incentivadores em blogs (como esse) e alguns comentários positivos, acabei tendo vontade de parar de alisar. Tentei várias vezes, mas sempre me rendia ao salão e fazia selagem (com formol) ou mesmo ao secador e chapinha. Mesmo alisando, eu confesso que até cuidava e tal, mas tinha dia que eu tava cansada de alisar, gente. 

É chato ter que acordar mais cedo pra esticar o cabelo. 
É chato ter que ficar alisando o cabelo enquanto os amigos tão na sala, esperando você terminar de se arrumar, pra dar os rolês. 
É chato ter que ficar do lado de fora do mar, da piscina e da cachoeira pra não molhar o cabelo.
É chato você ligar pro hostel/pousada/casa do amigo quando vai viajar, pra saber que tipo de tomada tem lá ou se tem secador/chapinha.
É chato levar esses objetos do item anterior na mala.

Esses motivos não eram suficientes pra eu parar de alisar meu cabelo. Podia até assumi-los, numa tarde de quarta-feira, mas no fim de semana, antes dos rolês, lá estava eu, puxando mecha prum lado, franja pro outro, tomando goles de paciência. Eu não me achava bonita, nem atraente, com raiz crespa. 


COMO CONSEGUI ME ACEITAR?

A última vez que fui no salão foi no final de abril, desse ano. Eu retornaria em agosto, mas usei o dinheiro que ganhei pra fazer minha tatuagem. Então, retornaria ao salão agora, em novembro, porque meus pais só conseguiriam essa grana extra nesse mês, já que eu ainda não tava trabalhando. 

PORÉM, num dia de semana, enquanto eu estudava pro vestibular, comecei a refletir sobre algumas coisas. Em dezembro, viajarei pra outro estado, pra fazer algumas provas (e isso custa dinheiro!). Não achei justo exigir dos meus pais uma grana a mais pra alisar o cabelo. 

Daí deixei os livros no sofá e fui até o banheiro, me olhar no espelho. Nesse momento, resolvi lavar o cabelo e fazer ele ficar legal sem precisar pranchar. Cara, foi a melhor coisa que eu fiz na vida! Quando ele secou, me senti bonita, pela primeira vez, sendo natural. Já me sinto ótima por não depender de maquiagem e, agora, mais ainda por poder dançar na chuva, mergulhar, viajar, dormir e acordar, sem preocupação desnecessária com meus cachos. 

Botei meu cabelo pro lado. Os cachinhos sorriram de emoção. A raiz saltou com suas curvinhas. Pensei em lenços, em grampinhos, em penteados legais, cóques altos e bagunçados, em cabelo volumoso, em tudo isso. E eu disse, mentalmente: vai ter cacho e vai ter raiz crespa sim!


CONCLUSÃO:

A mudança e a aceitação começa dentro de você. Não adianta passar um dia vendo vídeos e lendo textos como esse, porque eles sozinhos não tirarão sua chapinha das suas mãos. Um dia, cara, você vai se olhar no espelho e se sentir bonita (bonito, se você for hómi), feliz e o melhor: leve. É uma leveza sem explicação, gente! Como eu queria que isso se espalhasse no coração de cada um de vocês...

Não adianta você pegar dicas e se achar feia/o ao olhar seu reflexo. Reflita sobre tudo isso ao acordar, ao viver o dia e ao ir dormir. Não é mais encantador ver alguém no ônibus que se assuma e se sinta confiante com seus cachos/crespos, do que alguém que, com certeza, alisou o cabelo? Eu não sei vocês, mas gente que se assume me passa mais confiança, mais força, mais personalidade, e, sem dúvida, mais autenticidade. Não estou dizendo que só o cabelo defina o caráter de alguém, longe disso. Mas partindo da sua aceitação e, como consequência, da sensação de liberdade e leveza que isso traz pra você, não tenho dúvidas de que essa energia cativará as pessoas ao seu redor, especialmente aquelas com quem vale a pena conviver.

Há tanto livro pra ler, tanto abraço pra dar, tanto ônibus de viagem pra pegar, tanta comida pra experimentar, enfim, tanta coisa boa pra viver, que eu prefiro gastar um tempo, depois do banho, amassando meus cachos, do que um tempããão, a vida toda, torrando eles. 


Aceite-se.
Liberte-se.

Você poderá gostar também:

24 comentário (s)

  1. af para de ser linda manie!!!!!!!! fico feliz que tenha aceitado seus cachos, me senti tão bem quando fiz isso que se soubesse como seria bom pra mim, teria feito muito antes <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiquei mt feliz quando vi suas fotos recentes, marielen ♥ ai, continue assim, sério, inspiradora!

      Excluir
  2. O engraçado que eu faço o contrário, tenho o cabelo liso e "perco" meia hora fazendo cachos porque eu acho LINDO. <3 Fico hiper chateada quando vejo meninas com cachos lindos alisando e usando química. ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não faz isso11!11!1!11!11!
      vai lascar teu cabelo, carol :'(
      seu cabelo é lindo ♥

      Excluir
  3. Que feliz manieeeeeeee <3 minha super amiga do blog CABELEIRA CRESPA fala muuuito sobre tudo ai que vc citou :) aceitar-se eh o mais importante.. eh o mais libertador!!!

    Fico muito feliz por vc :* ♥
    Obs 1 - no blog dela tem muita dica de cuidados.. hidratações e um montao de coisa!
    Obs 2 - queria ter cacho.. um tiquinho que fosse ♥ hahahaha


    www.ritacolatino.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou procurarrrr!!

      rita, teu cabelo é lindo, mulhé! como eu disse ali no outro comentário, sendo liso, crespo, cacheado, não importa: o importante é aceitá-lo ♥

      Excluir
  4. Nunca tive coragem de alisar meus cachos... essa é a verdade sobre mim. Tive um momento que achava cabelos lisos a coisa mais linda do mundo, mas tinha medo de estragar o meu. Meu medo me ajudou. Hoje, cachos estão na moda, e pela primeira vez na vida, parece que eu também estou! :)


    Livre Leve Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. às vezes vale a pena ter medo, né? que bom que você nunca fez isso, gisela, seus fios devem estar com a saúde de um atleta ♥

      Excluir
  5. E quem tem o cabelo indefinido, como faz? :((( chorei
    Seu cabelo é lindo Manie, tipo divou apenas <33
    O problema dos meus fios são o volume, eles não são lisos e nem cacheados, fica naquele meio termo u.u mas no meu caso eu mesma me sinto melhor quando estou com as medeixas lisas, embora eu tenha meus momentos de "dane-se a juba" hahaha só que não me sinto bem, porque é muito volume pra uma cabeça só (alô cromossomos nem pra me ajudarem!) :P enfim, fico na base da chapinha, o problema é o estrago :((
    Ps: que saudade giga do Blog ♥
    Ps²: no meu caso creme nenhum resolve :(((
    Ps³: eu amei seu vestido, você faz compras online?

    http://graucelsius.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não faz isso não! cabelos volumosos são incríveisss... se você quer dar uma abaixada no volume, pede dicas de corte pro cabeleireiro, mas não acredita no poder da chapinha.
      pode ser que num passeio, ela te salve rapidinho, mas a longo prazo não resolve. :3

      esse vestido é da minha amiga! ela comprou na renner há alguns meses (não costumo comprar online, mas adoro um brechó!)

      Excluir
  6. Sempre me perguntei como seria ter um cabelo crespo, cheio de cachinhos pequenininhos. Acho lindo as meninas aqui da minha cidade com seus cabelos cacheados, soltos, com cortes e coques inusitados, enquanto eu desfilo por aí com meu ó-tão-o-mesmo cabelo liso de sempre.

    Aceitar-se é sempre bom, em qualquer situação. !!!! Um beijo!


    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho lindo quem assume o cabelo, seja lá como ele for! se o seu é liso, ame-o assim <3
      dá pra mudar no corte, na cor, no jeito de prender, nos acessórios... um beijo!!

      Excluir
  7. ai manie <3 adoro ler esse tipo de texto porque fico muito feliz em ver gente se aceitando como é! meu cabelo é bem parecido com o seu e eu já pensei altas em alisar e mudar radicalmente. mas sempre me olho no espelho e vejo que nãaaao, aquela não seria eu. parece que as pessoas ficam mais velhas com cabelo liso (?) e minha carinha de boba combina muito mais com o cabelo sendo assim, do jeito que ele é. se muitas vezes eu fico puta e com vontade de cortar tudo fora? sim, É CLARO. mas não tem anda melhor que na hora de sair estar pronta e poder dormir uns minutos a mais, sem se preocupar com alisar cabelo ou whatever.

    que bom que você aceitou com é <3
    cê tem um cabelo liiiindo!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não alisa não!! sabe pq? em muitos cabelos, a química pega muuuito forte, daí ele fica sem estrutura e você fica refém de secador e chapinha pra sempre.
      desapeguemos dessas coisas :3

      ps: se um dia quiser cortar tudo mesmo, corte, sua liberdade tá aí pra isso e tenho certeza que ficará linda do mesmo jeito!

      Excluir
  8. Achei bonito demais esse post, Manie!!! Tenho o cabelo liso e escorrido desde pequena, e só agora ele inventou de enrolar nas pontas, o que tá me deixando super feliz porque eu acabava cedendo à chapinha pra improvisar uns cachos aqui. Sempre tive amigas que mantinham o cabelo crespo/enrolado e sempre achei lindo! Conheço uma menina que até hoje usa o cabelo dela no estilo black power e acho a maior graça do mundo quando ela aparece de lenço, arco, flor, etc. Que bom que você se libertou dessa química toda!
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaa, muito obrigada pelo comentário, amanda ♥
      que bom que seu cabelo tá do jeito que você gosta! vamo montar uma gangue das que se assumem e disseminar essa ideia por aí hahahahaha um beijo

      Excluir
  9. Nunca cheguei a realmente alisar o cabelo. Mas sempre me senti mal por ele não ser lisinho. Ele é ondulado/cacheado, depende do dia, e todo mundo sempre me mandou alisá-lo. Mas nunca o fiz. Porque é bem aquela coisa que tu disse: com outras prioridades, não gastaria com isso.

    E ó, agora finalmente tomei coragem de cortá-lo (curtinho!) e tô AMANDO cabelo curto e com ondas. ♥

    Bora valorizar o que temos de natural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adoooro cabelo curtinho! já usei ele bem curto, quando era mais novinha e um dia pretendo voltar a usar! muito prático ♥

      Excluir
  10. Quanto mais posts teus eu leio mais te admiro, sério ♥ Eu ainda aliso o cabelo com química, mas não tenho paciência nenhuma pra usar chapinha sempre, conclusão: fica ridículo com 3 dedos de raiz crespa e o resto liso . Ainda não tenho coragem de parar de alisar o cabelo, às vezes me dá ~aloka~ e tenho vontade de meter a tesoura e cortar tudo que tá alisado (seria até melhor pq tá um calor do caramba) mas passa 2 minutos e desisto, tenho medo de ficar pior do que tá. Enfim, vendo várias pessoas se assumindo com o cabelo cacheado até me animo um pouco mais. Vai que rola né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. natália, vem ca, me abraça ♥ eu te entendo perfeitamente
      não pare de alisar bruscamente... primeiro você precisa se sentir bem pra fazer isso. lembra: a mudança começa de dentro, ok?
      enquanto isso, busque inspiração e não se deixe levar por essas propagandas da seda ♥
      é difícil ver a raiz crescendo e ficando diferente do resto do cabelo e a gente sempre opta por alisar a raiz ao invés de esperar o resto do hair crescer, mas guenta firme, você consegue!

      Excluir
  11. Eu comecei a fazer chapinha com 14 anos, acredita? Hoje tenho 25, então é bastante tempo... Mas, deve ter uns bons 4 anos que comecei a mudar também. Fiz um corte no cabelo que valorizava mais meus cachos e agora consigo usá-lo natural. Ainda seco com secador, arrumo minha franja se achei que ficou estranha, mas também não perco mais tempo alisando o cabelo... ainda mais que estou joãozinho agora, então nem faz sentido hahahaha
    Acho ótimo você ter trazido esse tópico pra discussão! Queria que alguém tivesse me falando isso na adolescência!
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou apaixonada pelo seu cabelo, carol, agora mais ainda que ele tá curtinho... combinou demais com você ♥
      um dia ainda corto bem curtinho pra fazer aquelas doações, sabe? agora principalmente que não uso mais química :3

      Excluir
  12. é nois <333 to nisso de me livrar dos cachinhos de princesa vide raiz lisa. minha raiz nao é lisa e cansei de fingir q era com alisantes. to cortando td fora e já tá quase concluido o/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Manie!
    Resolvi aceitar meus cachos lá em 2013 e até postei no blog contando minha ~história~ que envolvia desde a baixa auto estima até preguiça de cuidar do cabelo mesmo, haha.
    Fico feliz pela sua decisão e luto todos os dias para que mais meninas aceitem seus cachos, independente do que a sociedade impõe.
    Hoje fico lembrando de quando só alisava a franja, sabe?.. hahaha.
    Parabéns pelo texto e pelo incentivo.
    E viva os cachos!
    Adorei o seu blog e voltarei sempre!
    Beijo grande (:

    ResponderExcluir