6 dicas para incentivar o vegetarianismo

29/11/2014

Resolvi que não ia mais comer carne aos 15 anos. Pra muitos, era jovem demais pra tomar uma atitude, segundo eles, tao drástica, mas segui minha ideologia adiante e sou ha mais de 5 anos a unica vegetariana da minha família.

Parei de comer hambúrgueres/salsicha/nuggets e depois fui retirando a carne branca do meu cardápio também. Com isso, aprendi a me virar e passei a cozinhar minha própria comida (pelo menos a famosa "mistura"). 

Depois de todos esses anos, me sinto leve. Parece que to purificada, sabe? Sinto sim que eu estou fazendo uma pequena mudança, deixando de contribuir para o sofrimento em massa de muitos animais. Justamente por acreditar muito na energia que existe no meu alimento, tenho nojo de comer carne e é por isso que sou vegetariana até hoje.

Mas não vim pregar nenhuma ideologia forçadamente. Na verdade, o meu desabafo é para alguns vegetarianos: parem de impor o vegetarianismo. Parem de falar sobre o boizinho que sangrou ate a morte quando você estive numa mesa de almoço. Isso é desagradável e não é assim que vocês vão incentivar alguém a parar de comer carne.

Se você é vegetariano, lute pela causa de outras maneiras:

1) incentive as pessoas a consumirem mais verduras, legumes e frutas;
2) apresente novas opções a elas, como soja, por exemplo;
3) exponha para elas sobre a origem da carne que elas ingerem, caso elas estejam abertas ao debate;
4) troque receitas vegetarianas gostosas (quebre aquele paradigma de que vegetariano só come mato);

- acessem o site Cantinho Vegetariano para aprender receitas incríveis, muitas delas bem praticas.
- cliquem no mini-video que eu elaborei ensinando a preparar soja, tipo "carne moída". 

5) incentive projetos como o segunda sem carne;
6) mostre pras crianças o que é carne (só fui aprender que carne era realmente de animal quando eu tinha mais de 6 anos).

hamburguer vegetariano feito por mim

Essas dicas são muito interessantes porque uma coisa é fato: muita gente não é vegetariana por falta de informação. Algumas pessoas tem ideias erradas sobre a ideologia vegetariana/vegana, acham que o cardápio fica menos saboroso, que a gente fica anêmico ou, sei lá, pensam que esse tipo de alimentação é muito cara. Quebrar esses preconceitos é muito mais eficaz do que sair metralhando por ai vídeo de franguinho sendo degolado. 

Cada um come o que quer. 

Eu mesma comi peixe algumas vezes, nas últimas semanas, porque deu vontade. Isso não foi uma recaída, cara, não estou em tratamento. Se você não come carne e sonha com um big mac, come logo o big mac e para de insegurança. 

Lembre-se: ser vegetariano é algo que nasce e se desenvolve dentro de você. Incentive-o. Não o imponha. 


Você poderá gostar também:

3 comentário (s)

  1. Cara, sou vegetariana e com a ajuda das deusas me tornarei vegana (ainda consumo, infelizmente, derivados de ovos e leite). Também sou a única vegetariana da família e decidi parar com o consumo animal quando tinha apenas 11 anos, desde criancinha nao concordava com a ideia de um animal morrer para satisfazer meu paladar ou minhas vaidades.
    E sim, o corpo e a mente ficam muito mais leves. A gente se sente bem com a gente mesmo e essa energia boa influencia positivamente nossa espiritualidade. :)
    Incentivei muitos amigos com a campanha SSC e também adoro cozinhar pra eles para quebrar aquele estereótipo "alfacista" hehe

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Manie, acho que esse seu post foi muito bem escrito (pra variar) e tocou num ponto crucial: nada que é imposto, nenhuma ideologia, nenhuma religião, etc, é bem aceito pelas pessoas. O ouvinte já fica com um pé atrás sempre que nota que a pessoa quer "empurrar" suas crenças pra ele. Seu post mostra justamente uma forma de driblar isso e eu achei magnífico! Sempre acreditei que pra convencer as pessoas de alguma coisa ou despertar o interesse delas por alguma coisa é comentar os pontos fortes, pois como você disse, muita gente não é vegetariana por falta de informação.

    Muito bom o post, bem inteligente, e eu tinha esse pensamento de que vegetariano só comia mato ou coisas menos saborosas. Foi o teu blog que me mostrou um lado totalmente diferente, que eu não conhecia.

    BLOG Palavras Alienadas
    CANAL Palavras Alienadas Tem vídeo novo!

    ResponderExcluir
  3. Posso falar? Gostei, gostei muito.
    Eu estou no meu processo, lendo, mas no meu tempo. Quando comecei não tive suporte algum, o que acabou tardando um pouco as coisas, mas faz um tempo, quase dois anos que retomei e por boa parte em "segredo" por conta disso. Falta muito para eu me livrar de tudo que seja derivado de animais, mas sei se esse meu processo é muito bem pensado, não é só "dó" dos animais, tem muitas questões morais que me mantem nisso e gosto disso *-*

    ResponderExcluir