Agenda 2015 sustentável

3 de janeiro de 2015


Desde o mês passado que eu tava bolada porque não achava nenhuma agenda que me agradasse. Eu não curto linhas, nem dias separados por páginas, nem nenhum tipo de limitação. Gosto de organizar minhas coisas do meu jeito, livremente. Também tá passando pelo mesmo problema? Deixa eu te ajudar!

Hoje comprei alguns materiais na papelaria e, ao todo, gastei R$12: cola branca, papel pardo, cartolina marrom, caneta piloto e um bloco de 100 folhas de sulfite amarelas. O resto do material (fitilho pra marcar página, tintas, tesoura, linha, agulha) eu já tinha em casa. 

Por que a agenda é sustentável? Para fazer a capa, eu reutilizei uma caixa de sabão em pó. Usar novamente esse tipo de material evita que você gaste mais grana e te faz transformar lixo em arte. Obs: todo o resto de papel que sobra eu sempre guardo para uma próxima utilização. 


Já tinha feio um esboço do que seria a capa da agenda e deixado tudo dobradinho pra facilitar o trabalho. Não é difícil fazer, mas leva um pouco de tempo. Sugiro que coloque uma música, fique num lugar iluminado e, se morar no Brasil, com muito ventilador!


1) DOBRAR, COSTURAR E COLAR



Dobre as folhas ao meio e depois separe de 5 em 5. Marque 4 pontos para passar a linha e costurar os bloquinhos individualmente, como mostrei nas fotos acima. Depois é só passar cola e deixar entre dois livros bem pesados, pra grudar direitinho.


2) ENCAPAR


Com cuidado, desmonte a caixa que você for usar. Não precisa ficar lisinho porque você vai encapar logo em seguida. Essa cartolina que eu usei se chama off-set e custou R$0,85. Ela é mais fininha e tem uma cor mais forte que a cartolina comum. Obs: coloquei duas camadas de cartolina para ficar mais resistente. 


3) JUNTAR AS FOLHAS COM A CAPA 



Cole sempre a primeira e a última páginas na capa, porque só assim as folhas ficarão presas nela. Achei um pedaço de fitilho dourado e colei também pra ficar munito. 


4) PREPARE A CRIATIVIDADE!

Bom, a agenda tá pronta, agora só falta você personalizar a capa e as páginas do jeito que preferir. Eu usei papel pardo para enfeitar. 




5) ORGANIZANDO SEU ANO:

O jeito que você vai organizar a sua agenda também vai da sua preferência, mas vou deixar aqui uma dica muito legal que vi uma vez no blog da Fran, o Morando Sozinha:


A organização é baseada em categorias. Separei minha agenda em 7:

DIA A DIA: aqui eu vou escrever coisas rotineiras a serem feitas. Conforme elas vão se realizando, eu risco. 
buscar a prima na escola 6ª feira
ver tal vídeo que fulano sugeriu
comprar tal coisa em tal dia

FINANÇAS: tudo o que eu penso em comprar no próximo mês, deixo anotado nessa categoria. Vou colocar também o valor que vou depositar na poupança, pra ter um controle comigo. 

BLOG: ideias para vídeos, textos, fotografias e postagens em geral serão escritas nessa categoria. 

LIVROS: aqui deixarei escrito os livros que eu ler em 2015 (se possível com alguma impressão rápida).

FILMES: idem ao anterior, mas com filmes assistidos no ano.

SONHOS: aqui estarão as metas que estabeleci no post da Retrospectiva 2014 e novos objetivos, conforme o ano for passando.

ANOTAÇÕES: tudo o que não se enquadrar nessas categorias, anotarei nessa parte. Telefones, recados, etc. 


O post ficou um pouco grande por conta das fotos, mas garanto que não dá tanto trabalho assim. Espero que tenha ajudado vocês na organização desse ano que mal começou e que já considero pacas.


Manie
estudante de jornalismo, escritora por amor e professora nas horas vagas. 22 anos, moro em Floripa com meu companheiro e tomo cerca de 5 doses de café diárias. amo cheiro de livro velho e sou gamada numa biblioteca. adoro vinho barato, noites frias - dessas que sai fumacinha da boca. sou rolezera, mas também gosto de ficar em casa de buenas fazendo sopa.

talvez você também goste:

19 comentário (s)