Agenda 2015 sustentável

03/01/2015


Desde o mês passado que eu tava bolada porque não achava nenhuma agenda que me agradasse. Eu não curto linhas, nem dias separados por páginas, nem nenhum tipo de limitação. Gosto de organizar minhas coisas do meu jeito, livremente. Também tá passando pelo mesmo problema? Deixa eu te ajudar!

Hoje comprei alguns materiais na papelaria e, ao todo, gastei R$12: cola branca, papel pardo, cartolina marrom, caneta piloto e um bloco de 100 folhas de sulfite amarelas. O resto do material (fitilho pra marcar página, tintas, tesoura, linha, agulha) eu já tinha em casa. 

Por que a agenda é sustentável? Para fazer a capa, eu reutilizei uma caixa de sabão em pó. Usar novamente esse tipo de material evita que você gaste mais grana e te faz transformar lixo em arte. Obs: todo o resto de papel que sobra eu sempre guardo para uma próxima utilização. 


Já tinha feio um esboço do que seria a capa da agenda e deixado tudo dobradinho pra facilitar o trabalho. Não é difícil fazer, mas leva um pouco de tempo. Sugiro que coloque uma música, fique num lugar iluminado e, se morar no Brasil, com muito ventilador!


1) DOBRAR, COSTURAR E COLAR



Dobre as folhas ao meio e depois separe de 5 em 5. Marque 4 pontos para passar a linha e costurar os bloquinhos individualmente, como mostrei nas fotos acima. Depois é só passar cola e deixar entre dois livros bem pesados, pra grudar direitinho.


2) ENCAPAR


Com cuidado, desmonte a caixa que você for usar. Não precisa ficar lisinho porque você vai encapar logo em seguida. Essa cartolina que eu usei se chama off-set e custou R$0,85. Ela é mais fininha e tem uma cor mais forte que a cartolina comum. Obs: coloquei duas camadas de cartolina para ficar mais resistente. 


3) JUNTAR AS FOLHAS COM A CAPA 



Cole sempre a primeira e a última páginas na capa, porque só assim as folhas ficarão presas nela. Achei um pedaço de fitilho dourado e colei também pra ficar munito. 


4) PREPARE A CRIATIVIDADE!

Bom, a agenda tá pronta, agora só falta você personalizar a capa e as páginas do jeito que preferir. Eu usei papel pardo para enfeitar. 




5) ORGANIZANDO SEU ANO:

O jeito que você vai organizar a sua agenda também vai da sua preferência, mas vou deixar aqui uma dica muito legal que vi uma vez no blog da Fran, o Morando Sozinha:


A organização é baseada em categorias. Separei minha agenda em 7:

DIA A DIA: aqui eu vou escrever coisas rotineiras a serem feitas. Conforme elas vão se realizando, eu risco. 
buscar a prima na escola 6ª feira
ver tal vídeo que fulano sugeriu
comprar tal coisa em tal dia

FINANÇAS: tudo o que eu penso em comprar no próximo mês, deixo anotado nessa categoria. Vou colocar também o valor que vou depositar na poupança, pra ter um controle comigo. 

BLOG: ideias para vídeos, textos, fotografias e postagens em geral serão escritas nessa categoria. 

LIVROS: aqui deixarei escrito os livros que eu ler em 2015 (se possível com alguma impressão rápida).

FILMES: idem ao anterior, mas com filmes assistidos no ano.

SONHOS: aqui estarão as metas que estabeleci no post da Retrospectiva 2014 e novos objetivos, conforme o ano for passando.

ANOTAÇÕES: tudo o que não se enquadrar nessas categorias, anotarei nessa parte. Telefones, recados, etc. 


O post ficou um pouco grande por conta das fotos, mas garanto que não dá tanto trabalho assim. Espero que tenha ajudado vocês na organização desse ano que mal começou e que já considero pacas.


Você poderá gostar também:

19 comentário (s)

  1. Ficou lindo!! Como você fez essa pintura no calendário? Combinou muito com o estilo do resto da agenda. Quero copiar já. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou, juliana!!
      eu peguei um tiquinho de café e misturei com guache mesmo; dai fui pintando com o cabo do pincel.
      depois mostra como ficou a sua :3

      Excluir
  2. Ficou muito bonita.
    Criatividade a mil.

    Boa Noite, bjos

    ResponderExcluir
  3. Super curti, muita criatividade e feliz 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aneee! quanto tempo!
      feliz ano novo atrasado pra ti também!!

      Excluir
  4. Manie!! Antes de mais nada feliz ano novo !
    Menina a agenda ficou linda, parabéns ! Eu amo agendas fofas mas reparei que já não necessito tanto de uma desde o 7o semestre da facul, semestre no qual comecei a ter muito menos trabalhos e tarefas pontuais pra devolver. Para mim o importante é ter uma agenda pequena, leve e que me proporcione uma visão global. Então na minha cabem os 7 dias da semana em duas páginas e ela tem, literalmente, o tamanho da palma da minha mão. Em compensação fico perdida sem duas coisas : a agenda do celular (sincronizada com o google calendar) e um calendário físico mensal (visão global sempre hehe). O calendário eu geralmente pego para imprimir daqui : http://www.vie-de-miettes.fr O site é em francês mas os goodies são lindos.
    Bisou bisou !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jessica!! que saudade
      eu também tava na vibe de agenda pequena ano passado, mas achei melhor uma maiorzinha, que aí anoto tudo o que preciso de uma vez :3
      obrigada pela sugestões de calendários! vou ver ♥

      Excluir
  5. Ficou ótimo!! Eu uso a costura copta porque nunca consigo deixar alinhado costurando assim! hahaha
    Criando coragem pra fazer a minha, ando numa preguiça! hahaha

    Beijos! Strawberry Fields

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faz aos poucos, Isa. dobra as folhas num dia, costura no outro, faz a capa (melhor parte!) no outro... cê consegue!

      Excluir
  6. - Caramba nunca que eu iria conseguir (nem pensar) em fazer uma coisa assim, você é bem criativa! Adorei o blog! Bjs http://extremamenteantenada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa, não pensa assim!
      eu comecei encapando cadernos já prontos :3 pode ser uma boa quando você quiser uma coisa mais elaborada.

      Excluir
  7. In-crí-vel! Adorei essa agenda, ficou linda, e além de ajudar o meio ambiente, você ainda economizou uma graninha. :)

    Beijos! | @steffanylopess
    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hihi sim! e ainda sobrou muito papel pra uma próxima aventura artística :3

      Excluir
  8. faz em vídeo por favoooooooooooor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou fazer um vídeo explicando como separei as tags da agenda!

      Excluir
  9. Achei seu blog agora e já estou viciada nele.
    Eu amo agendas, mesmo sem ter o que escrever. E assim como você eu também não gosto de marcações de dias, meses e ando louca por uma agenda sem pauta. To louca pra fazer essa, só não entendi como conseguiu colar as folhas na capa, pq sou lenta. Explica pra mim? *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que não obtive respostas ainda, estou louca pra fazer.

      Excluir
    2. desculpa! eu aceitei o comentário e esqueci de responder ):
      eu juntei todas as folhas que costurei, coloquei entre dois livros pesados e passei cola. daí deixei lá por um tempo até a cola secar XD
      se tiver mais dúvidas pode perguntar no facebook!

      Excluir