Diário de estudante: eaí, deu certo?

24/01/2015

Antes de qualquer coisa, quero agradecer a todo mundo que leu meu último texto. Amei os comentários e fiquei feliz em saber que minhas ideias refletem em vocês de maneira tão positiva!

Bom, o post de hoje vai ser um resumão do meu ano de estudos. Passei 2014 me preparando pro vestibular e eu mesma montei minha rotina semanal. Fiz um cursinho pré-vest social, que me ajudou muito (em todos os sentidos, já que formamos uma família ♥), mas a maior parte do tempo eu estudei sozinha, aqui em casa. 

Vi que muita gente se inspirou nessa minha força de vontade e eu me sinto extremamente feliz e satisfeita por ter dividido com vocês essa experiência. Estudar pro vestibular não requer dinheiro pra investir num cursinho top, gente! Vestibular requer paciência e, como diz um professor do Educafro, não é PRA passar e sim ATÉ passar. 



F.A.Q:

Você passou no vestibular?
Sou a próxima da lista de espera, então tô praticamente dentro da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), mas antes de comemorar quero ver meu nomezinho na lista de 2ª chamada (que sai dia 3 de fevereiro). Eram 31 vagas e eu estou em 32º, mas já tem veterano me chamando de caloura!

Pra qual curso você prestou?
Jornalismo.

Quais vestibulares você fez?
ENEM: porque contava pontinhos pra minha nota final da UFSC.
FUVEST: porque eu sou retardada e tava afim de perder 140 reais sem motivo algum (afinal, não tenho vontade de estudar na USP, me julguem).
UFSC: saí de Santos e fui até Floripa prestar as 3 provas (em dias consecutivos), experiência essa que contei melhor nesse post.

Você já sabe em qual área pretende se especializar?
Gente, eu não sei nem onde vou morar daqui a 2 meses hahahaha.... Sou muito de viver "um dia após o outro". Meu objetivo agora é realizar o sonho de estudar numa universidade, conhecer gente, conhecer lugares, sabores, sensações... e claro, estudando assuntos que me agradam bastante. Creio que meu futuro será dando aula (tudo a ver), mas se eu acabar me encontrando no Jornalismo, farei isso valer a pena.

Mais detalhes você confere no vídeo (amei esse jeito jornalista de falar agora) a seguir, que gravei há alguns dias, mas só consegui postar agora aqui no blog. Aliás, me desculpem a ausência. Sei que venho postando com menos frequência, mas tô mais preocupada com a qualidade do que com a quantidade. Tô trabalhando muito nos últimos dias, já que preciso de grana pra me mudar e sobreviver nos primeiros meses em Floripa, então tá bem complicado arrumar tempo, mas aprendi uma tecnica muito boa em se organizar (que contarei em outro post pra vocês), na qual eu separo minha tarefa em partes. Pra esse post, demorei mais de uma semana separando-o em 1) planejamento do roteiro, 2) pegar a câmera emprestada com a prima, 3) gravar, 4) editar, 5) fazer o upload no Youtube e 6) postar no blog.

Obs: antes que o mundo se prepare para uma terceira guerra, não alisei meu cabelo novamente. Apenas dei uma mudada (fiz escova depois do banho). Já lavei e meus cachos tão de buenas na minha cabeça linda.

Qualquer dúvida sobre vestibulares e organização nos estudos, pode me mandar nos comentários e no FACEBOOK. Dependendo da quantidade de perguntas, respondo tudo em vídeo!



Você poderá gostar também:

14 comentário (s)

  1. Socorro, Manie, que eu vou desabafar aqui rapidex com você, hahahaha.
    Então, 2014 foi o meu último ano de escola e primeiríssimo ano de vestibular. Prestei pra Jornalismo (que tem sido o meu sonho já há uns dois anos) nas faculdades do Rio (UERJ, com vestibular próprio, e UFF e UFRJ com o enem), mas, infelizmente, não passei pra nenhuma delas. Meus pais cismaram, então, de me matricular num curso pré-vestibular, o que era de boas, mas eles vão tirar da conta quase dois mil reais todo mês, e eu sei que a gente aqui em casa não tem condição de manter isso. Tentei falar com eles e tal, ir pra um lugar mais barato, mas eles querem bancar ESSE curso porque tem bom nome e porque eles acreditam fielmente que eu tenho capacidade de acompanhar.
    O negócio é que eu tô morrendo (MORRENDO) de medo de não conseguir. Não é nem que eu me considere incapaz, não, mas e se eu não passar de novo? Fico com esse peso na cabeça, sabe? Porque é muita grana envolvida e isso acaba me deixando desesperada. Tento relaxar e confiar em mim mesma, mas isso fica martelando na minha mente e eu não consigo deixar de imaginar que grande decepção seria perder uns 20 mil reais pra dar ruim de novo lá em novembro/dezembro. SOS D:

    De qualquer forma, parabéns pelas (prováveis) conquistas no vestibular. Seus posts sobre o assunto me ajudaram bastante durante o ano, e espero que agora em 2015 eu consiga me sair melhor. Volto pra te parabenizar de verdade quando o resultado for oficial, mas, até lá, deixo aqui meus confetes e minhas vuvuzelas. Que dê tudo certo na sua vida!
    Beijo grande. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amanda, meu amigo Tadeu se formou na UERJ em jornalismo ano passado... também não tinha condições de pagar um cursinho tão caro, então ele estudou num pré vestibular social que tinha perto da casa dele. acho mais válido você estudar de graça, porque essa coisa de "meus pais tão pagando mo grana e eu TENHO que passar" vai deixar você muito mais pressionada e não vai ser legal.
      tenta pelo menos ver se tu acha um cursinho mais em conta e corre atrás de uma bolsa. pelo menos a grana não vai ser tão alta!

      ps: não tem que ter medo de NÃO passar... não tive medo de nada esse ano, me desliguei dos estudos algumas vezes, mas no final tudo deu certo. aproveita teu 2015 e de o seu melhor ♥

      Excluir
  2. Ah, que legal que deu tudo certo pra você! *_* Menina, admiro MUITO sua admiração, perseverança e coragem. Li seu post e me bateu uma saudadinha dessa época de transição pra Universidade :~ Tô torcendo pra que essa nova fase da sua vida venha cheia de coisas incríveis! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai, até eu ja to com saudade da minha vida de pré vestibular ♥♥ foi lindo viver tudo isso!

      Excluir
  3. Manie, parabéns. Já passou. =) Tenho certeza que será uma grande jornalista. Particularmente eu discordo de você rs acho bom estudar por várias horas seguidas, e as vezes nem vejo o tempo passar. Mas concordo no tempo de alternar. Beijoos.
    amornuvem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, cada um acaba encontrando a melhor maneira de estudar né... eu não consigo me concentrar e uma coisa por muitas horas seguidas, então prefiro dar uma pausa e mudar o assunto :3

      Excluir
  4. Tô torcendo e cruzando os dedos pra você Petite Manie !! Mas isso você já sabe... O que você não sabe é que
    1) Estou com uma inveja abbsurda desse bronzeado cençual estilo garota de ipanema pq eu estou aqui, enfrentando temperaturas que beiram o zero e completamente desbotada
    2) Criei - ou melhor, perdi - vergonha na cara e comecei os tais dos vídeos de francês. Sempre que o bichinho do "aff mas pra quê vai servir isso tudo" cochichava no meu ouvido eu pensava "ah mano até a Manie se empolgou toda com a idéia, posta logo esse negócio" ahaha
    Bisous <3 !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha e eu queria ficar ainda mais bronzeada, mas só to trabalhando, dai quando saio do trampo ja ta de noite... dai aproveito os fins de semana em bertioga pra pegar um sol e dar um mergulho ♥

      ps: traz um pouco dessa neve pra cá porque pegar bronzeado eh maneiro, ok, mas ta CALOR DEMAIS SOS!!!!

      ps2: quero ver seus videos!!!

      Excluir
  5. Manie, parabéns! (nessa colocação já é universitária hahaha). Estou na mesma que você, passei, mas não sei nem onde vou morar. Estava adiando ter que pensar nisso até sair o resultado do ENEM e agora que saiu, estou um pouco apreensiva, mas cheia de esperanças :) Tudo de melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gente consegue, carol! se for universidade publica, na rua você não fica, porque eles te abrigam nem que seja na biblioteca hahaha beijo!

      Excluir
  6. Parabéns! Estou vendo tantos posts sobre vestibular hoje, que estou quase com vontade de prestar de novo (mentira). Eu sei que é um período muito estressante e fico muito feliz por vocês que tiveram sucesso. Vai ser uma fase completamente nova na vida de vocês e eu desejo toda a sorte do mundo.

    Não sou mais vestibulanda há um tempinho, mas atualmente me encontro concurseira, então vou dar uma olhada nas suas dicas de estudo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero poder ajudar você, Paloma! boa sorte no concurso XD

      Excluir
  7. Parabéns por ter passado no vestibular! E bem vinda caloura de Jornalismo... Sou estudante deste curso maravilhoso (só que em BH) e espero que você aproveite tudo o que ele tem a oferece. É realmente um curso para quem ama. haha

    Beijinhos

    Gláucia

    www.dicasdeumamineira.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não vejo a hora!! tô até pensando no meu material já hahahaha

      Excluir