Hoje vou pra Florianópolis

09/02/2015

DAS METAS DE 2014:
Passar no vestibular

É com muita alegria que venho aqui no Pe-dri-nha confirmar minha entrada na Universidade Federal de Santa Catarina. De uns dias pra cá, venho recebendo mensagens muito queridas de todo mundo que acompanhou minha jornada ano passado, estudando pro vestibular. Alguns me disseram que passaram nas faculdades que queriam com a ajuda dos meus vídeos no Diário de Estudante e outros, que conheceram a tag esse ano, já comentaram que estão se sentindo muito inspirados a estudarem sozinhos. 

Passar no vestibular não é uma obrigação. Cursar uma universidade não deveria ser visto como um dever vital, como muitos tratam. É triste ver gente indo pra faculdade porque "tem que ir", sem sentir um mínimo prazer em estudar lá (e pior, muitas vezes pagam pra isso). Estou entrando na universidade porque quero estudar, viver uma experiência nova, conhecer pessoas, lugares, sabores, sensações novas... me virar sozinha, longe de casa, passar por perrengues e momentos incríveis. É por isso que prestei Jornalismo na UFSC. O que vai acontecer quando eu me formar está nas mãos do futuro. 

Ano passado, quando me dediquei aos estudos pré-vestibulares, não gastei um centavo com mensalidade em cursinho. Acredito fielmente que não é necessário investir grana para estudar pra essas provas e compensa muito mais guardar dinheiro pra usar durante a faculdade, principalmente se você pretende sair de casa. 

Tem gente que diz que não tem disciplina, que "não nasceu pra estudar sozinho", mas garanto a vocês que dá certo. Se você tem um foco e mantem a inspiração acesa pra alcançar esse sonho, vai conseguir, não importa quanto tempo leve. Caso isso não ocorra contigo, talvez seja porque ainda não decidiu o que cursar OU, se decidiu, nunca realmente esteve na universidade. Eu tinha vontade de estudar na UFSC, mas quando fui lá conhecer, me apaixonei de verdade.

Não ligue pro que os outros vão dizer. Muitos vão achar sem noção você querer estudar pro vestibular, ainda mais se você já não tem 16 anos, mas ignore. Ouça apenas os comentários que te ajudarem a alcançar seu objetivo, porque a vida é sua e você tá sozinho nessa, apesar de todas as pessoas que fazem parte dela. Na hora de dormir, é a sua cabeça que você põe no travesseiro. Você está vivo, não está? Faça valer a pena. Permita-se.



Você poderá gostar também:

12 comentário (s)

  1. Primeiro, PARABEEEEENS
    A UFSC é linda mesmo!
    Ler seu post até me deu uma esperança, porque terminei o ensino médio ano passado, não consegui o que queria por poucos pontos e bom... Me resta estudar, né?
    Boa sorte nessa jornada nova, só não esquece do blog, gosto daqui. Só não costumo comentar porque leio mais pelo celular, e pareço não possuir habilidades para comentar com ele, sério.

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. continua estudando, Tati, não desanima não!!

      Excluir
  2. Parabéns, Manie :D
    Eu já passei dessa fase, mas sei muito bem como é a felicidade de passar no vestibular e embarcar numa nova vida... Ai, que saudade! Aproveite, aproveite, aproveite!
    E posso dar um conselho de velha? Estude também nas horas vagas e procure estágios alternativos, mesmo que não sejam pagos. Digo isso porque fiquei um tempo ociosa buscando minha inspiração e ela nunca apareceu, só foi aparecer quando havia terminado a faculdade e estava trabalhando loucamente.
    Feliz ano, universitária <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode deixar, Alice! vou aproveitar cada minuto dentro daquela universidade ♥

      Excluir
  3. Parabénssssss Manie!!! Tenho muita vontade de entrar pra faculdade mas ainda não sei se eu realmente quero o que quero. Acho que não tenho coragem suficiente pra sair de casa assim e ainda mais pra outro estado, ao menos não agora, 16 aninhos ainda muita coisa pra viver. Mas ó, boa sorte, que você viva muitas aventuras boas e ruins (até pq servem pra aprender e às vezes são até divertidas), mas que as boas superem as ruins. E conta "tudo" pra gente aqui hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não se cobre, Natália... você ainda é bem novinha, fica tranquila :3
      com 16 anos eu também morria de medo de sair de casa (era apenas uma vontade escondida lááá no fundo de mim), e só agora com quase 21 é que tomei coragem e isso fez mt mais sentido pra mim.

      espera que o tempo te espera ♥

      Excluir
  4. Manie, parabéns! Tudo de bom, felicidades... (pareceu recado de aniversário do meu tio, mas ok)

    Eu tenho 16 anos e tô doida porque ESSE ANO JÁ É MEU VESTIBULAR!!! E sabe, eu nem queria ir mas já que sou obrigada, vou fazer valer a pena e me sentir bem com o que vou fazer. Um dos meus maiores sonhos é sair de casa e ser independente e bla bla bla e quando eu vejo que isso tá mais perto do que eu imaginava bate muito medo.
    Eu comecei a estudar por conta e a partir do segundo semestre vou fazer um cursinho intensivo e meu, se eu não passar, paciência.. sou bem criança ainda e sei que tenho mais uns 70 anos pela frente (ou espero ter).

    Aproveite MUITOOO essa nova "vida" porque além de ser foda pra cacete, acredito que seja bom demais!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaahahahah
      você não é obrigada a nada, Ana... preste vestibular somente quando tiver vontade (e SE tiver).
      saudade dos 16 anos ♥ aproveita!!

      Excluir
  5. Primeiro, sério que seu nome é Mariany? Acho que não sabia,haha.
    Cara, que incrível. Sério, parabéns, muitos parabéns. Vá sambando, com muito amor :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim!! eu que me apelidei quando era pequena, de manie, porque não sabia falar meu nome hahahahahaah obrigada ♥

      Excluir
  6. Parabéns !!! Meu irmão também acabou de passar na UFSC, já eu, estou me formando em Londrina =) Boa sorte nessa jornada! um beijo

    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir