Fim de semana num projeto maneiro

21/09/2015


Nesse fim de semana, fui chamada pra participar do projeto "De Olho na Terra", que tem como objetivo aproximar jovens de assentamentos do MST da tecnologia. Em Rio Negrinho, norte de Santa Catarina, foi inaugurado em 2013 um telecentro, dentro do assentamento de Butiá, onde é possível ter acesso à internet e a várias oficinas culturais. Nos dias em que eu estive lá, foram dadas oficinas de vídeo - filmagens de um documentário e um vídeo clipe que os próprios jovens estão produzindo - e de muralismo.

Pra mim, foi uma experiência bem diferente. Meu pai tem família lá no litoral norte de SP, Barra do Una, e acampar com eles durante a infância foi o mais distante da cidade que eu já havia chegado. Depois de conhecer um pouco do modo de vida dos agricultores de Butiá, 3 Rosas e Araquari, vi de verdade como é manter uma vida próxima à natureza, produzindo o que se consome em mesa e o mais legal: livre de agrotóxicos.

Os vídeos gravados tinham como tema base a agroecologia, sistema de plantação sem uso de veneno, utilizado pela população dos assentamentos. Uma das agricultoras mencionou que uma das formas de evitar pragas na plantação é deixar sucos de frutas bem doces abertos no campo. Assim, os insetos são atraídos para essa mistura ao invés de se direcionarem aos alimentos no solo. Achei isso muito criativo, cara.

Tentei registrar alguns detalhes dessa viagem pra mostrar como é diferente a vida dos grandes centros urbanos pra vida que eles levam no campo, ressaltando a importância de projetos como esse para unir as duas realidades. E, claro, mostrar que o que a mídia insiste em deturpar é muito mais avançado e civilizado do que as pessoas imaginam. 






 











| RIO NEGRINHO/ARAQUARI, SC | 19.09.15/20.09.15 |

Você poderá gostar também:

3 comentário (s)

  1. Maaaaanie, quando vi aquela sua foto no face fiquei curiosíssima sobre o que tu tava aprontando (no melhor sentido da palavra) e agora me deparei com esse post maravilhoso sobre esse projeto maaaara! Nossa, fico imaginando o quanto foi divertido passar esse tempo longe dos grandes centros e adorei a ideia do suco bem doce pra afastar os insetos e tal das plantações. Genial.

    As fotos ficaram maravilhosas, pude me sentir um pouquinho dentro do lugar. Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Manienha que coisa linda de se ver!
    Eu sou o tipo de pessoa que considera toda e qualquer experiência - por menor que seja - válida, principalmente quando isso me tira da zona de conforto. Você mal começou a faculdade e vejo que já mergulhou de cabeça e coração, isso vai render muiiiiiiiiiiito pra você e pras pessoas que podem te acompanhar aqui no blog.
    Eu sinto uma felicidade enorme em ver que gente tão legal como você consegue manter a simplicidade, gente que come fugini hoje do mesmo jeito que comerá miojo amanhã!!!!!!!!!

    Obs:
    1. as fotos estão lindas, principalmente pelo céu nublado e a pureza do lugar. É bom não ver só batata frita de fast food no instagram hehehehe <3
    2. quando der faz um daily vlog ou esquete sobre essas aventurinhas <3

    NHOMMMMMMMMMM

    ResponderExcluir
  3. viver isso é outra coisa né? muito legal passar por essas experiências. nessas horas a nossa bolha meio que explode e a gente vê como é a real life

    ResponderExcluir