Foda-se o aluno que gabaritou o Enem

23/10/2015

Eu fico revoltada, enquanto professora, ao ver como uma prova pode afetar tanto o bem estar das pessoas. Não conheci nenhum ser humano, até hoje, que saiu feliz de uma prova do Enem. Quando falo isso pros meus alunos, não é pra desanimá-los, mas pra que eles não se sintam sozinhos quando chegarem do primeiro dia de prova em casa sentindo que todo o ano estudando foi em vão. E, claro, digo isso também para afirmar cada vez mais que eles são mil vezes superiores àquelas 180 questões ridículas. 

Não tem como negar que depois que o essa prova virou a porta pra várias universidades, sejam públicas ou privadas, o número de universitários cresceu muito. Até 3 ou 4 anos atrás, eu concordava que o Enem, em comparação a outros vestibulares públicos, era muito mais justo e democrático, principalmente quando falamos de alunos que estudaram em escolas ruins. Porém, de uns anos pra cá, tenho mudado de opinião, porque a única diferença que venho notando entre o Enem e a Fuvest, por exemplo, é o número de questões e o tamanho delas. 

Eu prestei essa prova ano passado e ela só não foi mais estressante porque não era meu foco, já que eu pensava em prestar UFSC. Mesmo assim, fico imaginando como deve ser horrível pra alguém que só tem esse meio pra realizar o sonho de passar no vestibular, ter que se sujeitar a esses dois dias infernais de provas. E o pior não é ter que responder 1 questão em 3 minutos, mas sim as notícias que surgem nesse período pré-Enem. "Fulano tirou 1000 na redação" ou "Tal pessoa gabaritou todas as questões". HAJA PACIÊNCIA.

PAREM de iludir as pessoas. RESPEITEM tudo o que elas estudaram durante o ano e todo o tempo que dedicaram a esse momento. Não joguem essas exceções de alunos gabaritadores nas costas deles! Todo mundo que prestou essa prova nos últimos anos sabe como é foda chegar em casa, corrigir suas questões através de gabaritos não oficiais e perceber que acertou só 50%. Não é pra isso que eu estive tanto tempo participando de um cursinho pré vestibular comunitário como docente.  

Eu tenho nojo desses cursinhos que ficam comprando vaga, dizendo que vão te transformar num desses gabaritadores que aparecem no Fantástico. Esses cursos só existem porque o vestibular é desumano, porque você nunca acha que foi bem o suficiente nas provas e porque existe Enem. Se eu for analisar isso sociologicamente então, teremos aqui uma conclusão bem drástica a respeito dessa bosta de sistema educacional brasileiro, voltado ao lucro de gente que enriquece em cima do desespero de adolescentes/famílias de adolescentes que sonham em estudar Medicina na USP. 

Parece muita revolta? Mas é mesmo! Acontece que eu já tô cansada de passar o ano acalmando vestibulandos e vendo, dias antes do Enem, reportagens sobre a menina que tirou mil na redação dando dicas de como tirar mil também. "Leva lanchinho, cuidado com a proposta de intervenção, vai bem confortável, não esquece a caneta (ah, de vidro transparente, hein!)". PORRA, VELHO! O estudante já sabe disso tudo! Não vem iludir a pessoa com esses discursos totalmente surreais. 

Não escrevi esse texto pra desanimar ninguém. Muito pelo contrário! Eis aqui o objetivo desses parágrafos: diferente dessa gente que fica mentindo pra quem dedicou o ano pra essa bendita prova, eu tô mostrando a realidade. Não é fácil, cansa e a gente sempre sai do último dia de prova pensando em que cursinho vamos estudar no ano seguinte. MAS ISSO É NORMAL. Isso não significa que vocês não vão conseguir passar no vestibular, porque ninguém precisa ser o Einstein pra conseguir isso. Tenham paciência. Taquem o foda-se pra prova de vocês quando chegarem em casa e pensem "pronto, já acabou!" e aguardem. 

Você percebe o quanto o Enem não merece essa ilusão toda quando passa no vestibular e depois de alguns meses na faculdade não ouve mais ninguém falando sobre isso. Quando você troca ideia com algum aluno a respeito dessa prova, por curiosidade, ouve respostas do tipo "sei lá, cara, nem lembro". Porque é justamente isso: na universidade ninguém vai te aplaudir por você estar lá, porque tá todo mundo no mesmo barco, pouco se fudendo pro desespero que viveu no vestibular. 

Então não vale a pena se cobrar tanto em ser algo que é praticamente impossível. Saiba que é perfeitamente normal não ir tão bem quanto esperava, porque essa prova não foi feita pra avaliar conhecimento, mas sim resistência e treinamento. Vocês são inteligentes pra caralho, podem ter certeza disso e quando entrarem na universidade vão expandir cada vez mais seus horizontes e vão esquecer o que um dia foi o Enem. 

Você poderá gostar também:

24 comentário (s)

  1. Mais um texto ótimo que me ajudou a controlar o estresse pré-prova. Obrigada, Manie ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha se acalmado lendo meu texto!

      Excluir
  2. Te amo Manie!

    Mandei esse texto pra minha irmã que vai fazer a prova e está super tensa.

    Obrigada <3

    ResponderExcluir
  3. De certo modo eu concordo, porém acho que o mais importante é mater-se calmo quando for fazer. Esquecer que aquilo ali irá te cobrar sua vida. kkkkkkkkkkkkk. Enfim, amanhã estou lá! o/

    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto. Eu fiz o enem o ano passado, esse ano não vou fazer. Me lembro como si fosse hoje, que foi um dos piores momentos que tive que passar. Mas bom, eu já to começando a me preparar, porque o ano que vem vou tá lá de novo.
    Obrigada pela texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não precisa agradecer, marina! obrigada por ler ♥

      Excluir
  5. Concordo com você. Essas "dicas de como se dar bem na ora da prova" são balela. Esse terrorismo que fazem com os adolescentes não é muito diferente do "você precisa emagrecer" a meu ver. Ainda bem que existem professores iguais a você que os ajudam a sonhar com os pés no chão!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece que elas inspiram, mas só no começo do ano.
      qd chega perto do enem, não inspiram não! só deixam a gente apavorado.

      Excluir
  6. Por essas que eu outras que eu vou fazer a prova com mil comidas, a comida é a melhor coisa pra acalmar... Uma prova que não respeita meu horário de almoço não tem meu respeito.

    FAZ VÍDEO PRO CANAL!!!!!!!!!!!!!! porfa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmm comida melhor parte hahahahaha eu quero mt fazer vídeo, mas fim de semestre tá foda :'((((((((

      Excluir
  7. Assino embaixo de tudo que você falou, Manie. Meu ano passado inteiro foi horrível por desespero dessa prova, e agora que tô na faculdade eu só consigo pensar que, caralho, não era pra tanto. NÃO É PRA TANTO. Vejo as pessoas se matando de estudar, passando mal de ansiedade, dando a alma por causa desse ENEM, e, gente, nem vale a pena. Queria ter notado isso quando ainda dava tempo de aproveitar um monte de coisas que eu deixei passar.

    ResponderExcluir
  8. Não aguento o Enem. Desisti dele faz tempo =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. melhor recorrer a outras opções mesmo, porque se dependesse de enem eu nem estaria na universidade hoje.

      Excluir
  9. Puta texto foda.

    Essa pressão e comparações que fazem acho que é o que mais fode tudo, o quanto que a gente não erra por causa de nervosismo, né? E como se pra passar no ENEM alguém precisasse realmente gabaritar. Eu prestei em 2007 (quando estava no último ano do ensino médio) e fui sem pressões (nem minha, nem da família) fiz a prova na intenção de ver como era e no ano seguinte me dedicar mais (realmente achei que a primeira que fiz não daria em nada), acabei conseguindo uma bolsa 100% pro curso que eu queria (arquitetura) e foi a maior alegria. No final, o que deu mesmo mais trabalho foi me formar (é na facul que o bicho pega), mas consegui. E enfim, essas pressões x comparações x ansiedade só fode com a vida de todo mundo, por algo que não é a maior treta do universo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na hora da prova a gente fica se comparando a esses gabaritadores e pensando 'nossa, como sou burro', mas isso é totalmente errado! adorei o comentário!!

      Excluir
  10. Concordo muito contigo. O Enem faz tudo, menos uma avaliação digna de conhecimento. Fui fazer ontem por masoquismo (quando me inscrevi eu tava a fim de mudar de curso, mas depois repensei e resolvi fazer mesmo assim), e digo que saí contente da prova, por um lado, porque não tinha muito compromisso com ela, mas a frustração não deixou de existir, porque demorei muito tempo na redação e faltou tempo pras questões de matemática kkk, ou seja, o Enem continua sendo uma bosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu quase fiz por masoquismo também hahahaha mas minha banda favorita ia fazer show no dia 24 aqui no brasil (acabei nem indo ao show mas enfim).

      se fosse pro enem ser justo ele seria dividido em mais dias
      ou teria menos questões
      desse jeito que tá não tem como falar de justiça mesmo!

      Excluir
  11. nossa, nem me fala em enem! ano passado eu fiz e esse ano fiquei o ano todo só esperando os resultados da prova e não consegui passar.
    estudei tanto, não tive vida e aí não consigo, bate aquela decepção e raiva, mas aí lembro disso tudo, que nem todo mundo passa, que a vida é assim mesmo e bola pra frente haha.
    beijo

    ResponderExcluir
  12. Super concordo, foda-se esse sistema de merda, essa prova é mais quantitativa do que qualitativa.

    ResponderExcluir
  13. concordo com tudo que voce falou, porem, vamos tomar por exemplo uma pessoa que não tenha condições de pagar uma universidade que custe 1,200 e "veja" o enem como uma unica porta para entrada no ensino superior...
    essa pessoa trabalha 8h por dia e estuda outras 8... não é facil ficar com a cabeça no lugar no dia da prova pois a "auto-critica" ou auto cobrança (sei lá como se escreve) é enorme...
    outra coisa, um aluno que entra na faculdade por merito do enem e estuda com um que entra pq a mensalidade é cara e o pai pode pagar, certamente serão profissionais e pessoas bem distintas no futuro...
    ja estudei em faculdade publica e privada, e sinceramente o conhecimento do primeiro lugar, atitudes, socialização, dedicação etc... do primeiro colocado em uma ufsc, é bem superior (para nao dizer imensuravel) com relação ao ultimo colocado em uma faculdade particular ou uma dessas famosas EAD.

    ResponderExcluir