Meu Bullet Journal

11/01/2016

Ano passado, o método que eu mais utilizei pra me organizar - e que deu certo! - foi o método de fazer listas todo dia antes de dormir com o que eu teria que fazer no dia seguinte. Desde "imprimir trabalho de fotojornalismo" até "pagar conta de luz". Em 2016, porém, eu resolvi utilizar um método bem semelhante ao anterior, só que mais organizado: o Bullet Journal.


Esse sistema foi criado pelo designer Ryder Carroll e toda a explicação original está disponível no site oficial. Eu conheci o bullet journal através desse vídeo, do canal Inventário da Sobrevivência (♥), que está em português e bem resumidinho pra quem ainda não sabe do que se trata. 

Como dá pra observar na foto anterior, o método consiste em separar as coisas que você tem pra fazer em categorias (tarefas, eventos), além de anotar inspirações e itens a serem pesquisados mais tarde. Você pode criar outros símbolos para representar essas categorias se quiser, mas eu preferi utilizar somente esses mesmo.


Iniciei o meu com o calendário de 2016, pra consultar quando for preciso. 


Em seguida, está o índice, que vai sendo preenchido conforme o ano for passando. Essa é a graça do bullet journal: você pode utilizar mais páginas para um mês com mais tarefas e, ao mesmo tempo, utilizar poucas páginas para meses em que você não tem muitas coisas a fazer (férias, por exemplo).

O grande problema na hora de eu escolher agendas era a divisão dos dias pelas folhas (sempre faltava espaço ou sobrava demais). Como agora eu posso controlar isso, então me sinto bem mais organizada. 


Aí está a visão geral de janeiro. Em uma página, todos os dias em uma lista, para que eu anote as coisas que já tem data prevista para serem feitas, como provas ou viagens. Na página seguinte, eu anotarei os itens que ainda não tem data definida, mas que eu pretendo realizar em janeiro.


E agora começa a parte mais importante, na qual vou anotar tudo que eu tenho que fazer no dia seguinte. Como eu disse, costumo fazer isso antes de dormir, mas você pode fazer quando preferir. Ao longo do dia você vai lembrando de outras coisas e acaba anotando também. Como vocês podem ver na foto acima, esse foi o único dia desse mês que precisei me organizar, porque estou de férias. 

Você pode criar páginas para coisas aleatórias, como livros lidos no ano. No índice, vocês podem conferir as páginas que eu criei.

Você poderá gostar também:

28 comentário (s)

  1. oi, oi.

    eu sou do signo de virgem, logo, adoro organização, lista... coisas que se assemelham ao TOC. hahaha.

    acabei de assistir ao vídeo e, minha filha, amanhã eu coloco isso em prática. eu tento me organizar pelo Listography, mas meu celular pifou, então, nem sempre vou ter minha agendinha nas mãos.

    adorei a ideia e o teu bullet ficou fofinho.

    bjs!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não consigo me organizar por apps... sinto necessidade de papel, caneta, riscar, rabiscar hahahaha

      Excluir
  2. ai que bacana :) tô precisando de uns métodos de organização mesmo. vou tentar fazer isso pelo evernote que por ser digital me parece mais fácil de trabalhar :)

    ResponderExcluir
  3. já li sobre esse bullet journal e achei incrível, mas ainda não tive coragem de partir pra organização com ele, hahaha por enquanto tenho usado o aplicativo keep pra criar listas e notas e gostado bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece que só eu não curto usar apps hahahaha sou das antigas

      Excluir
  4. Amei esse post, preciso disso na minha vida.
    O seu ficou lindo.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  5. Gente, que gracinha que ficou. Eu tentei fazer um esse ano, mas cheguei no meio do negócio e não aguentava mais desenhar linhas e quadradinhos hahahah

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAH entendo... dá pra fazer algo simples, que não canse ficar repetindo sempre

      Excluir
  6. orra manie '-' preciso de disciplina assim, mds eu ando muito desorganizado... na realidade odeio férias, ficar ocioso e tal, mas quando chegam férias, feriados e fds eu fico tão pra baixo que procrastino o dia todo .-. mas gostei disso, vou tentar *-*

    muy bueno moça, passe bem :D
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, eu também não gostava de ficar ociosa, mas to trabalhando isso em mim hahaha tá sendo bom descansar!

      Excluir
  7. Adoro esse sistema (sou a louca dos sistemas de organização), mas nunca consigo manter nenhum por muito tempo. Ano passado tentei combinar ele com uma agenda tradicional, dei certo até que eu larguei de lado (como tudo). Esse ano nem abri minha agenda ainda; por sinal, só comprei a agenda porque era linda. Mas estou precisando colocar minha vida em ordem, então vou usar seu post como um aviso do universo e tomar vergonha na cara hoje.

    beijos!

    Ah, sua letra é linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agenda tradicional nunca deu certo comigo :(
      obrigada ♥

      Excluir
  8. Sou daquelas que sempre coloca nas metas de ano novo ''me organizar mais''. Quem sabe o Bullet Journal me ajuda? :)

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Eu preciso me organizar mais esse ano, definir as metas e me controlar no que for possível, to planejando desde o ano passado uma folha sobre as metas, mas vou ver se me organizo com um caderno sem pauta então. Saudades daqui e de você Manie!

    Beijo, Selma Barbosa | Quinta Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que tenha te inspirado a se organizar ♥

      Excluir
  10. eu adorei MESMO essa ideia.
    Como eu ja comprei uma agenda, vou deixá-la para coisas aleatórias e fazer um bullet journal específico p assuntos da faculdade.
    Gostei mesmo da ideia ;D
    Beijos ;*

    refugiosinsanos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Já conhecia o Bullet Journal, mas nunca utilizei porque não sabia se ia ser comprometida com isso haha mas é bem legal, gostei da forma de organização dele. Você montou esse também? Digo, a parte física, como você fez com a agenda de 2015, ou você comprou? Eu li o post sobre a agenda que você fez e to pensando em fazer uma, achei muito bom.

    Beijos Manie :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. montei sim! foi no mesmo esquema da agenda 2015, mas sem a capa de caixa de sabão.
      eu usei apenas duas camadas de cartolina marrom mesmo... pretendo ver se boto um elástico :D

      Excluir
  12. Amei a dica, Manie. Ontem mesmo já comecei a colocar em prática e tudo indica que será uma ótima experiência, bem diferente das que passei com agendas convencionais.

    :*

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse post! Gosto muito de ver dicas de organizações diferenciadas assim. Gostei muito do seu blog e já estou seguindo, e ficaria muuito feliz se você também seguisse o meu cantinho: www.malusilva.com.br
    Beijoos <3

    ResponderExcluir
  14. Manie, eu já tinha visto o bullet journal, mas achava complicado a forma que explicavam, sei lá, mas vendo seu post e o vídeo, tipo uma luz apareceu na minha cabeça kkk no mesmo dia fiz meu caderninho e já comecei a fazer minhas listas de coisas a fazer e amei muito, ta virando oficial eu ver coisas aqui, fazer e dar super certo! kkk parabéns por ser uma inspiração <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que ficou mais simples de entender! e obrigada pelo comentário ♥

      Excluir