Sobre excluir do facebook pessoas que pensam diferente da gente

26/05/2016

Hoje em dia, tornou-se muito comum a galera - e eu me incluía nisso - sair deletando do facebook qualquer ser humano que poste algo conflitante com seus pensamentos. Essa onda de tecnologia e vivência na internet faz com que a gente selecione milimetricamente quem a gente quer que nos acompanhe nas redes sociais, como se a nossa vida fosse algo tipo nooossa preciso acompanhar. Isso não faz sentido.

Sei que tem gente bem complicada de lidar, especialmente na família, o que torna o "deletar" meio inviável. Imagina deletar alguém do facebook e dar de cara com a pessoa num jantar de natal? Desagradável. Mas tendo em vista que nem sempre a gente quer acordar numa segunda-feira nublada, abrir a timeline e ver discurso de ódio (sublinhe o discurso de ódio), o que nos resta é poupar nossa saúde e bem estar e simplesmente deixar de seguir o tal do ser humano. 

Mas afinal, o que seria discurso de ódio? Talvez o limite entre opinião e discurso de ódio seja relativo, mas é importante que cada um de nós tracemos essa linha pra saber se a gente tá sendo justo ou infantil. Se uma pessoa posta algo do tipo "feminista é tudo mal comida" ou, sei lá, "gay tem que apanhar mesmo", eu vou ficar bem bolada. Caso seja algum amigo próximo - o que duvido muito que aconteça -, chego no privado e troco uma ideia pra saber qual é. Se é alguém que adicionei, que não faz diferença na minha vida e que eu nem lembro porque caralhos a pessoa tá na minha lista de amigos, eu deleto. 

Por isso é importante traçar esse limite. Como, ao meu ver, existe muita diferença entre opinar e exalar ódio, eu passei a tratar minhas relações na internet dessa maneira. Percebi que, depois de deletar pessoas por um motivo incoerente e/ou deixar de seguir outras pessoas só porque elas pensavam diferente de mim, eu passei a reduzir drasticamente o que aparecia na minha timeline. E, se eu continuasse levando a vida desse jeito, haveria grandes chances de eu terminar só com a minha mãe no facebook.

É impossível conviver com pessoas que pensem exatamente como a gente. Temos que enxergar que é muito saudável a gente discordar em alguns pontos. Foi debatendo com as pessoas que eu criei várias ideias e muitas dessas ideias estão em constante transformação. É chato ter "aquela velha opinião formada sobre tudo", como se nada pudesse quebrar nossos pensamentos perfeitos e cheios de verdade. 

Quando a gente para pra pensar nisso, é nítido perceber que excluir alguém do facebook não vai deletar a pessoa do universo. Ela vai continuar pensando do mesmo jeito, mesmo fora da sua timeline. A única coisa que muda é que você vai perder a grande oportunidade de procurar entender o porquê da pessoa ter aquela opinião. "Ah, você apoia a saída da Dilma do poder... Mas me diz, por que?". Às vezes a gente se cobre tanto de razão que parece que só a outra pessoa não tem embasamento pra debater. Só que muitas dessas vezes, a gente tem menos argumentos ainda e tá só reproduzindo o velho e chato senso comum. 

Trocar ideias é saudável. Sua opinião não é inabalável. Ainda dá tempo de você adicionar o fulaninho de novo e pedir desculpa por ter sido infantil. Porque de uma coisa eu tenho certeza: se debater é uma forma de melhorar o mundo ao nosso redor, está na hora de a gente repensar o mundo que estamos construindo. 

Você poderá gostar também:

4 comentário (s)

  1. Vim correndo ver o post, por motivos de que nunca deletei ninguém com opinião contrária (até as absurdas) justamente com a ideia de que, se eu não consigo lidar com algo diferente de mim no Facebook, como irei lidar com isso no cotidiano? Mas menina, tem vezes que eu sumo do Facebook pois não dá.
    No momento, acabei de decidir que vou dar um tempo do Facebook novamente, o assunto do momento é pesado demais pra mim, já passei mal ontem ai hoje novamente não dá, pois ia cair nos prantos ai me toquei.
    Também não recomendo ser que nem eu e deixar todo mundo, eu já cheguei a passar mal com coisas que vi no Facebook e ainda deixo a pessoa lá. Minhas amigas me acham louca por causa disso "como assim você não deleta?" hahaha
    Mas apesar de ter tão poucos amigos até mesmo no Facebook, tô pensando em fazer uma limpeza.
    O lance é ter equilíbrio mesmo. Com na maioria das coisas da vida, a resposta muitas vezes se encontra na dosagem.

    Post lindo como sempre! <3 Beijo, Manie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ultimamente só tenho mantido gente que eu conheço, não necessariamente que eu converse, mas que eu tenha um motivo pra ter no meu facebook, sabe. até porque eu bloqueio tudo e não é todo mundo que eu gostaria que visse minhas fotos, que retratam conquistas/momentos de alegria, pq acredito mt em troca de energias e tal.

      ultimamente nao tenho visto nada absurdo no meu face, mas se um dia eu ler algo que ache mt pesado, vou refletir se apagar aquela pessoa vai simplesmente mudar o mundo, sabe.

      como eu sou mt sensitiva e mudo de humor fácil, se eu ler algo que me deixe pra baixo já estraga meu dia, então às vezes é bom deixar de seguir.

      enfim, é algo que a gente vai trabalhando na gente, e como vc disse, procurando um equilibrio :D

      Excluir
  2. Muitas palmas pra você! Concordo com tudinho aí que você disse. A única coisa que eu digo em relação a discutir no Facebook é porque tem gente que, apesar de ter uma opinião contrária, está realmente disposta em trocar idéias e resolver o problema. Nesses casos eu gosto de conversar sim, porque sei que ela não quer mudar minha opinião, mas colocar seu ponto de vista. Entende? Tem gente que torna o diálogo impossível, que quer de todo jeito que você pense igual a ela e toda tentativa de refutar seus argumentos vai ser em vão, porque ela quer mudar sua cabeça e não resolver a questão que está sendo discutida. Com esse tipo de pessoa eu nem perco meu tempo rs
    Bom junho pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, essa coisa de 'estar disposto ao debate' é outro detalhe que a gente tem que tomar bastante cuidado, pra nao cair em discussões sem sentido. o objetivo nem sempre é fazer a pessoa mudar de opinião, mas ter outra visão daquele assunto, dai quem sabe um dia ela mude - ou nao :D

      eu sou daqueles que defendem que nem tudo é questão de opinião. se eu digo que prefiro a blusa azul ao vestido vermelho, beleza, seguimos a vida. mas se eu falo algo que contribua pra violência e desigualdade, eu não to simplesmente opinando, então não dá pra debater e finalizar com um "ah, mas essa é minha opinião, fica quietinho aí"

      obrigada por ler!

      Excluir