Aos meus pais e a todos os trabalhadores do país

03/09/2016

Diante do que vem acontecendo na esfera política do nosso país, sinto que estamos todos bem cansados. É tanta notícia bombando por aí que mal da tempo de a gente parar, pensar e concluir alguma coisa. E isso é um problema.

Eu poderia usar esse espaço pra expor minha opinião, como forma de desabafo, mas já desabafei muito na última quarta-feira inalando gás de pimenta. Não sei o que me levou a escrever esse texto. Talvez essa alma de professora que insiste em me preencher, junto a uma palavra que eu, particularmente, gosto muito: didática

Se você já ficou meio bolado porque acabou de descobrir que manifestei contra o que está acontecendo, peço que tenha maturidade suficiente pra ler esse texto até o fim. O objetivo aqui não é te convencer das minhas ideias, mas instruir pessoas que mal sabem o que está acontecendo e estão completamente perdidas. 

Quando parei pra ler sobre esse longo processo de impeachment, há um tempo atrás, confesso que buguei. Palavras como "créditos suplementares" e "responsabilidade fiscal" não parecem tão simples de entender. Se eu, que estou no ensino superior em uma universidade federal, achei complicado, imagina pro meu vô, que não concluiu nem o fundamental? Parece proposital que esse tipo de discussão esteja tão distante da maior parte da população. Um dos textos que li, para entender um pouco mais sobre isso, já logo alertava: "Parece ser matéria fácil, mas, não o é. Requer conhecimentos básicos de direito orçamentário para bem compreender a legislação de regência da matéria.". WTF is direito orçamentário na fila do pão, né?

Já perceberam que quando a gente recorre a alguma autoridade pra solucionar algum problema que nos atinge, seus representantes começam a falar praticamente em hebraico? Duvido muito que seja falta de didática. A intenção é clara: fazer a gente não entender. Várias tabelas, várias porcentagens, números, palavras difíceis e, no final, a gente acaba sendo levado a acreditar que estamos exagerando ao exigir direitos mínimos e que o outro lado está certíssimo. Números assustam a gente e fazem a gente se sentir pequenos diante de toda essa complexidade. E no caso de toda essa treta do impeachment, isso fica muito óbvio. Mas olha aqui pra mim: a gente vai entender essa porra e vai ser agora.

Eu vejo muitos amigos que, assim como eu, também são contra o impeachment, lutando pra que a classe trabalhadora reconheça e garanta os seus direitos, mas melhor do que lutar por eles é dar a oportunidade a eles de se conscientizarem a respeito do que está acontecendo no país e, quem sabe, lutarem por eles mesmos também. 

Não acredito em imparcialidade, mas como o objetivo desse texto não é condicionar ninguém, deixo aqui as fontes de informação mais didáticas que encontrei pra que os leitores possam chegar às suas próprias conclusões. Se alguém quiser colaborar com outros links, fique à vontade.

Essa reflexão serve, também, pra quem tem oportunidade de entender o que tá rolando, mas não sabe nem por onde começar - inclusive migos universitários. Sei que tem muitos colegas que tão mais perdidos que eu quando vou em loja de produtos pra casa. E esse recadinho vai justamente pra essas pessoas, que são as que tem oportunidades: a gente tem que cuidar da nossa saúde mental e se distrair com o que nos faz bem sim, mas fingir que política não importa e tacar o foda-se pro que tá acontecendo é, no mínimo, preguiça. 

Sentem a bundinha quando tiverem um tempo e leiam sobre o que está acontecendo. Não importa de que lado você está, mas pelo amor de deus, parem de compartilhar manchetes que surgem no facebook sem estudar o contexto - e pior, sem ler o próprio texto que compartilhou. Se possível, chama o pai, a mãe, a vó, aquele tio que trabalhou o dia inteiro, a prima que tá no subemprego - que você acha que é porque ela não tem coragem de botar uns dread no cabelo e sair por aí igual o rapaz do Na Natureza Selvagem - e mostra os links que vou deixar. Leia com eles. Explica o que tá acontecendo. Vâmo estourar essa bolha universitária, em nome do olho torto do Thom Yorke.

Informações que você precisa saber:

- Câmara e Senado: qual a diferença? pra que servem? quem tá lá?
para saber, clique aqui.


Links:


8) Qual a diferença entre o impeachment de Collor e o de Dilma?
link 1 | link 2

Para entender mais sobre créditos adicionais (dentre eles, o crédito suplementar), indico essa vídeo aula.

O site Politize disponibilizou um e-book sobre todo o processo de impeachment. Para fazer o dowload, é simples: clique aqui e preencha os campos obrigatórios. 

Você poderá gostar também:

3 comentário (s)

  1. Sensacional. Estou há anos nessas questões políticas e ainda me sinto perdida. Quem bom que você é mais uma camarada, e melhor: didática. Não conhecia o politize, vou dar uma olhada. E compartilhar, claro. Uma das coisas que mais falta é interesse das classes mais baixas porque não há interesse que ela tenha interesse em política. Porque é tudo difícil demais.

    Até mais e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ai, Manie. Gratidão por esse texto. Eu escrevi um não tão feliz quanto o seu (que está em rascunho), em relação ao conteúdo e até maturidade. Eu ando tão bolada com o que vem acontecendo e o jeito que a maioria das pessoas lidam com isso...

    Queria ainda ter esperança suficiente para lutar por esse país, mas não tenho. Me resta a admiração pela força de quem ainda tem esperança e luta, e sinceramente, meu coração teme por vocês. Se eu temo por mim, que já me posiciono de forma diferente, imagina por quem dá a cara a tapa pra esses trogloditas. Sejam os de farda ou os de terno.

    Já chorei com essa situação, já quis largar até meu curso de direito (sou bunda mole demais algumas vezes) e ao ler as notícias e mais do que notícias, relatos, meu coração se despedaça. Mas dizem que depois do momento mais escuro é que vem a luz. Mas sinceramente, eu temo essa sombra toda. Que possamos a resistir.

    Parabéns pelo post, moça guerreira. Gratidão por lutar por esse país. Apesar de já ter uma certa noção de tudo que aconteceu, deixarei seu post favoritado para ir lendo tudo em breve. Beijo e força. <3

    ResponderExcluir
  3. Esse texto esta excelente e merece ser compartilhado porque além de praticidade pra entende você deixou tudo mas claro na forma de falar com os jovens principalmente, aliás esse site é muito bom para ser compartilhado com os jovens que precisam entender mais sobre o que está acontecendo no Brasil.

    ResponderExcluir